APRENDIZ DE UTOPIASCegueira brancaJosé PachecoHISTÓRIAS DA EDUCAÇÃOTenho medo do meu filho! Tenho medo de mim!Manuela Cunha
AltitudeO que estás a fazer tem um nome. Chama-se burocracia parva e é uma forma de indiferença. A burocracia parva é um animal insidioso, mas muito simples de identificar. Basta uma vista desarmada. Desarmada em parva.
Reforma antecipadaNão tinha qualquer respeito pelos mais velhos. Tratou-me logo por “tu”. Repetia vezes sem conta que este é um país velho onde só mandam os velhos.
Apresentar armasUma algazarra inunda o gabinete da direcção: "Não volto às aulas da velha. Eu não sou filho dela. Eu só faço os têpêcês semaptecer.
Saia travada Saiu, com o seu metro e cinquenta, no alto dos seus 22 anos, dona de um curso tirado e de um belíssimo par de pernas, para dar aulas na sua primeira escola.
A professora emojiEstava ainda arrependida da inovação, já o formador perguntara: “Em duas ou três palavras, quais as diferenças-chave entre Educação a Distância e Educação Presencial?”
MaçaricoNo momento em que estas palavras saíram da sua boca, toda a turma se calou, estarrecida. O aluno estacou, perplexo, durante um segundo e logo desabou num choro compulsivo, num pranto genuíno e incontrolável.
Maioridade“Preciso de falar com a minha mulher. Ó Beatriz chega aqui.” – disse o homem, mirando-a por cima do professor. “Ó meu caro senhor, você não pode interromper uma aula para falar com a sua mulher”.
APRENDIZ DE UTOPIAS José Pacheco Você sabe fazer a raiz quadrada? Descatracalizar Uma atitude – Dicionário de Valores
A PARTIR DA INTENÇÃO Mikaela Övén Sete perguntas que deves fazer antes de dar prémios e recompensas Como lidar com a “ingratidão” dos nossos filhos na hora de abrir os presentes Ama-me mais quando menos mereço
PRINCÍPIO DO CONTRADITÓRIO Paulo Guinote Desdramatizar é preciso O Futuro ainda não chegou Flexibilidade: verdadeiro modo de usar
MEMÓRIAS DE PASSAGEM Vitor Burity da Silva “A régua, uma palmatória com cinco furos, parecia estar já a olhar para mim (…)” “Encruzilhadas, desafios, opções ou decisões louváveis (…) e opções e decisões condenáveis…”