APRENDIZ DE UTOPIASCegueira brancaJosé PachecoHISTÓRIAS DA EDUCAÇÃOTenho medo do meu filho! Tenho medo de mim!Manuela Cunha
O Futuro ainda não chegouO ano de 2020 esteve longe de nos trazer um futuro radioso. Há que lidar com isso com lucidez, clareza, racionalidade e muita exigência. E o ano de 2021 deveria ser um ano decisivo para que não se prolongassem as promessas equívocas acerca de um futuro cuja chegada tem sido anunciada com demasiada precipitação.
Flexibilidade: verdadeiro modo de usarUm ambiente em que não se sabe a que momento se pode ir para casa, individualmente, em grupo ou colectivamente, nem que ferramentas será possível usar de modo a alcançar o maior número de alunos, em que as promessas governamentais de um Plano de Transição Digital ainda não passaram das negociações com operadoras de modo a que todas fiquem felizes, é um ambiente em que se é “flexível”, quer se queira ou não.
As escolas como oásis?Tem havido um esforço enorme por tranquilizar as famílias dos alunos – e muito acessoriamente os professores – acerca da segurança das escolas em matéria de risco de contágio pelo vírus SARS-CoV-2. Com o funcionamento das escolas a ser considerado essencial para que boa parte da população sinta confiança em lá deixar crianças e jovens e assim possa ir trabalhar de consciência leve, tem sido prioritário no discurso político, a minimização de qualquer alarme em torno das regras de segurança sanitária nos espaços escolares.
Bolhas de SabãoUmas das “novidades” no arranque deste ano lectivo foi a “teoria das bolhas”, importada de outras paragens de forma muito pouco crítica e que tem sido apresentada como se fosse uma estratégia eficaz para a segurança dos alunos nas escolas e, por extensão, da reabertura das escolas e das aulas presenciais.
ContágiosEstamos quase de regresso e todos desejamos que tudo (ou quase) corra o melhor possível. Para bem de todos, começando pelos alunos. Precisamos de saber o que fazer quando as coisas não acontecerem de acordo com as regras. E precisamos de estar conscientes de todos os riscos que isso pode implicar.
Os cenários e as certezasAnunciaram-se meios para o projecto de uma Escola Digital, mas não se conhecem em detalhe como isso será implementado, como serão disponibilizados os meios, com base em que critérios e, muito importante, quando estarão disponíveis.
Educar para a adversidadeEducar para a adversidade pode parecer um lema pouco apelativo. Mas é indispensável que entendamos a sua extrema necessidade.
APRENDIZ DE UTOPIAS José Pacheco Você sabe fazer a raiz quadrada? Descatracalizar Uma atitude – Dicionário de Valores
A PARTIR DA INTENÇÃO Mikaela Övén Sete perguntas que deves fazer antes de dar prémios e recompensas Como lidar com a “ingratidão” dos nossos filhos na hora de abrir os presentes Ama-me mais quando menos mereço
PRINCÍPIO DO CONTRADITÓRIO Paulo Guinote O Futuro ainda não chegou Flexibilidade: verdadeiro modo de usar As escolas como oásis?
MEMÓRIAS DE PASSAGEM Vitor Burity da Silva “A régua, uma palmatória com cinco furos, parecia estar já a olhar para mim (…)” “Encruzilhadas, desafios, opções ou decisões louváveis (…) e opções e decisões condenáveis…”