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20 de Janeiro de 2021
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O Futuro ainda não chegou
O ano de 2020 esteve longe de nos trazer um futuro radioso. Há que lidar com isso com lucidez, clareza, racionalidade e muita exigência. E o ano de 2021 deveria ser um ano decisivo para que não se prolongassem as promessas equívocas acerca de um futuro cuja chegada tem sido anunciada com demasiada precipitação.
Flexibilidade: verdadeiro modo de usar
Um ambiente em que não se sabe a que momento se pode ir para casa, individualmente, em grupo ou colectivamente, nem que ferramentas será possível usar de modo a alcançar o maior número de alunos, em que as promessas governamentais de um Plano de Transição Digital ainda não passaram das negociações com operadoras de modo a que todas fiquem felizes, é um ambiente em que se é “flexível”, quer se queira ou não.
As escolas como oásis?
Tem havido um esforço enorme por tranquilizar as famílias dos alunos – e muito acessoriamente os professores – acerca da segurança das escolas em matéria de risco de contágio pelo vírus SARS-CoV-2. Com o funcionamento das escolas a ser considerado essencial para que boa parte da população sinta confiança em lá deixar crianças e jovens e assim possa ir trabalhar de consciência leve, tem sido prioritário no discurso político, a minimização de qualquer alarme em torno das regras de segurança sanitária nos espaços escolares.
Bolhas de Sabão
Umas das “novidades” no arranque deste ano lectivo foi a “teoria das bolhas”, importada de outras paragens de forma muito pouco crítica e que tem sido apresentada como se fosse uma estratégia eficaz para a segurança dos alunos nas escolas e, por extensão, da reabertura das escolas e das aulas presenciais.
Contágios
Estamos quase de regresso e todos desejamos que tudo (ou quase) corra o melhor possível. Para bem de todos, começando pelos alunos. Precisamos de saber o que fazer quando as coisas não acontecerem de acordo com as regras. E precisamos de estar conscientes de todos os riscos que isso pode implicar.
Os cenários e as certezas
Anunciaram-se meios para o projecto de uma Escola Digital, mas não se conhecem em detalhe como isso será implementado, como serão disponibilizados os meios, com base em que critérios e, muito importante, quando estarão disponíveis.
Educar para a adversidade
Educar para a adversidade pode parecer um lema pouco apelativo. Mas é indispensável que entendamos a sua extrema necessidade.
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  • APRENDIZ DE UTOPIAS
    José Pacheco
    Você sabe fazer a raiz quadrada?
    Descatracalizar
    Uma atitude – Dicionário de Valores
  • A PARTIR DA INTENÇÃO
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    Sete perguntas que deves fazer antes de dar prémios e recompensas
    Como lidar com a “ingratidão” dos nossos filhos na hora de abrir os presentes
    Ama-me mais quando menos mereço
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    Raul Guerreiro
    Crianças sobrecarregadas
    O amanhã pode ser hoje
  • MEMÓRIAS DE PASSAGEM
    Vitor Burity da Silva
    “A régua, uma palmatória com cinco furos, parecia estar já a olhar para mim (…)”
    “Encruzilhadas, desafios, opções ou decisões louváveis (…) e opções e decisões condenáveis…”
  • HISTÓRIAS DA EDUCAÇÃO
    Teresa Lima
    A química das panelas
    Medo de ser feliz
  • Valter Hugo Mãe Webinars & Escola Virtual Teolinda Gersão

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