APRENDIZ DE UTOPIASCegueira brancaJosé PachecoHISTÓRIAS DA EDUCAÇÃOTenho medo do meu filho! Tenho medo de mim!Manuela Cunha
A química das panelas"Quando tenho saudades da Química vou para a cozinha", confessou, um dia, uma professora que eu tinha, baixinha, lourinha, com o cabelo encaracolado e voz de criança.
Medo de ser felizNão consegue mexer-se. Paralisaram-lhe os movimentos. Vá lá! Uma angústia, um nó na garganta, vontade de fugir, para onde não sabe.
"Nana com o Jesu, Possora Mau-ela!"Já não me importo com a minha avaliação enquanto professora, porque a avaliação mais fiel tu já a fazes. Tu e todos os outros alunos que passaram por mim, através do vosso amor permanente, e para sempre. Um amor que não cabe em “papeis”, um amor que não conhece o fator tempo.
Eu não sou tolo, stora!Contrariamente aos outros dias semelhantes a este, o Antunes levantou-se bruscamente dando um murro na mesa transbordando, finalmente, a acumulação de uma ira comprimida há já algum tempo. - Eu não sou tolo, Stora! Eu não sou tolo!!!
Professora, deixe-me ir trabalhar!O Pedro não compreende porque não aprende. O Pedro perdeu a paciência para tentar novamente, porque no momento seguinte a uma “pequena” conquista já não consegue lembrar-se do que aprendeu.
Nunca vos direi adeus meus “semeadores de afetos”A vida é feita de mudanças, já o dizia o poeta. E é esta mudança que opera hoje em mim um sentimento de grande saudade.
Tenho medo do meu filho! Tenho medo de mim!"Parece que quanto mais tempo passa o Fábio piora! É capaz de estar horas a fio a perguntar-me ‘E porquê? Porquê? Porquê? Porquê?' ao qual eu respondo, ‘Porquê, o quê, filho?' e ele continua, continua, continua.
APRENDIZ DE UTOPIAS José Pacheco Você sabe fazer a raiz quadrada? Descatracalizar Uma atitude – Dicionário de Valores
A PARTIR DA INTENÇÃO Mikaela Övén Ensinar a criança a dizer não Quando o meu filho é violento "Eu não te dei autorização!" - As partilhas sobre os nossos filhos nas redes sociais
PRINCÍPIO DO CONTRADITÓRIO Paulo Guinote Desdramatizar é preciso O Futuro ainda não chegou Flexibilidade: verdadeiro modo de usar
MEMÓRIAS DE PASSAGEM Vitor Burity da Silva “A régua, uma palmatória com cinco furos, parecia estar já a olhar para mim (…)” “Encruzilhadas, desafios, opções ou decisões louváveis (…) e opções e decisões condenáveis…”