A PARTIR DA INTENÇÃO

Um ano mágico e louco

O início do ano letivo para mim sempre foi muito importante. Tanto antes de ter filhos como depois de ter filhos na escola. Setembro é um mês de recomeços e este ano, mais do que nunca.
    • a
    • a
  • comunidade
  • comentar
  • imprimir

Há uns anos comecei a utilizar um processo em três passos que utilizo nesta altura do ano, também utilizo no ano novo. É o processo de criação de um ano mágico e louco. Aqui a palavra “louco” está presente de uma forma muito positiva. O louco é aquilo que em que eu acredito ou aquilo que eu quero, mas que parece que os outros acham louco. Aquilo que o meu coração dita, mas não materializo porque ainda não estou preparada para a “loucura”.

Com esta história da pandemia sinto que é ainda mais importante, mesmo dentro de tanta incerteza, ou até mesmo por causa dessa incerteza.
Podemos preparar o nosso ano mágico e louco em três passos:

Passo 1: A intenção
O primeiro passo para a criação de um ano mágico e louco (em família) é pensares na tua intenção. O que queres deste ano, o que queres experienciar, criar, oferecer?
Tens coragem mesmo para criar um ano que defines como mágico e louco? Tens coragem para te afastares do “esperado” e do “suposto”. Tens coragem para te pores em causa, para questionares velhos hábitos e velhas crenças que obviamente não funcionam?

Passo 2: As condições
Que tipo de condições tens e que condições precisas para o teu ano mágico e louco? O que precisas de fazer e preparar? Quem te pode ajudar? O que precisas de saber?
Como vais envolver o resto da família? Quais as necessidades de cada um? Como podes assegurar que todos estejam alinhados?

Passo 3: O Design
Quando tiveres uma intenção clara e quando souberes quais as condições necessárias podes começar a criar, a desenhar este ano mágico e louco. O que quer dizer esta magia e loucura na prática. O que tem de acontecer? O que vais/vão fazer? Como podes surpreender? Quais são as novas crenças que queres alimentar? Novos hábitos que queres implementar? Que tipo de relações queres criar?

Costuma-se dizer que para onde vai a nossa atenção, flui a nossa energia. Eu escolho focar a minha energia na criação do meu ano mágico e louco em vez de me focar nas limitações da pandemia.

Idealmente este processo não é feito sozinho, claro. É feito precisamente em família. Experimenta. 

 

 

Mikaela ÖvénEstudou ciências comportamentais na Universidade de Lund, Suécia, e é licenciada em Recursos Humanos com a especialidade de desenvolvimento de competências pela Universidade de Malmo, Suécia. É coach e practitioner em Programação Neurolinguística, certificada em Competências de Relacionamentos nas Escolas, facilitadora Family Lab e instrutora de Mindfulness certificada desde 2012. Estudou Generative Coaching, Family Communications e Positive Parenting. É também fundadora da Academia de Parentalidade Consciente. Trabalha também com empresas, organizações, escolas e infantários, facultando workshops, cursos e consultoria. É mãe de 3 filhos.
    • a
    • a
  • comunidade
  • comentar
  • imprimir
Comentários
Inicie sessão ou registe-se gratuitamente para assinar os comentários
  • submeter
  • cancelar
  • visualizar
Não existem comentários. Dê-nos a sua opinião!
 
Para salvaguardar o bom funcionamento deste espaço, todos os comentários são sujeitos a um processo de filtragem e validação editorial, pelo que só serão aceites participações sem linguagem obscena, difamatória, ameaçadora ou caluniosa.

O EDUCARE.PT reserva-se o direito de não validar todos os comentários que não se enquadrem nestes pressupostos e que não se relacionem, única e exclusivamente, com a atualidade educativa.
Recordamos ainda que todas as mensagens são da exclusiva responsabilidade dos participantes, nomeadamente, no que respeita à veracidade dos dados e das informações transmitidas.