PRINCÍPIO DO CONTRADITÓRIO

Covid-19 | Dia 3 – Sábado

É sábado? Já é sábado? Podemos, portanto, fazer uma pequena pausa e ignorar as sugestões disparatadas que chegam com escassa identificação dos serviços ministeriais e as demonstrações de enorme sapiência digital de alguns colegas nas redes sociais?
    • a
    • a
  • comunidade
  • comentar
  • imprimir

É sábado? Já é sábado? Podemos, portanto, fazer uma pequena pausa e ignorar as sugestões disparatadas que chegam com escassa identificação dos serviços ministeriais e as demonstrações de enorme sapiência digital de alguns colegas nas redes sociais?

Porque esta semana já vi as últimas turmas de testes, organizei os materiais para reuniões de avaliação que só vão acontecer na semana a seguir à próxima, contactei com todos os alunos ou encarregados de educação da minha direcção de turma para que adiram à turma do Google Classroom que criei para o 3.º período (e não para já), relembrei-lhes que podem aceder às plataformas das editoras em modo gratuito, troquei mails com os colegas dos meus conselhos de turma e, para não me alongar mais, passei no mínimo umas 40 horas em “não-férias”, como parece ser importante demonstrar à comunidade, a começar pela tutela política.

A sério, posso agora fazer uma pequena pausa? Até porque tenho duas turmas em que cerca de 30% dos alunos não tem possibilidade de aceder à net em casa e será escusado estar a construir castelos sobre areia movediça.

Quando leio a alguns encarregados de educação que estão a ficar, ao fim de poucos dias, desgastados com o tele-trabalho e as consequências de terem a miudagem em casa, compreendo-os quando isso resulta do desvario de quem manda cadernos inteiros de fichas para os alunos fazerem, sem qualquer calendarização razoável, mas gostaria que compreendessem que a maioria (sensata) dos professores também está em casa e que muitos, acaso dos acasos, também são encarregados de educação.

E hoje é sábado.

*Por decisão do autor, o presente texto não segue o novo Acordo Ortográfico.

Paulo GuinoteProfessor do Ensino Básico, doutorado em História da Educação. Autor do blogue O Meu Quintal
    • a
    • a
  • comunidade
  • comentar
  • imprimir
Comentários
Inicie sessão ou registe-se gratuitamente para assinar os comentários
  • submeter
  • cancelar
  • visualizar
Não existem comentários. Dê-nos a sua opinião!
 
Para salvaguardar o bom funcionamento deste espaço, todos os comentários são sujeitos a um processo de filtragem e validação editorial, pelo que só serão aceites participações sem linguagem obscena, difamatória, ameaçadora ou caluniosa.

O EDUCARE.PT reserva-se o direito de não validar todos os comentários que não se enquadrem nestes pressupostos e que não se relacionem, única e exclusivamente, com a atualidade educativa.
Recordamos ainda que todas as mensagens são da exclusiva responsabilidade dos participantes, nomeadamente, no que respeita à veracidade dos dados e das informações transmitidas.