APRENDIZ DE UTOPIASCegueira brancaJosé PachecoHISTÓRIAS DA EDUCAÇÃOTenho medo do meu filho! Tenho medo de mim!Manuela Cunha
Sete perguntas que deves fazer antes de dar prémios e recompensasAntes de saberes se um sistema de recompensas é uma coisa certa na relação que tens com o teu filho, reflete sobre as tuas intenções e os teus valores.
Como lidar com a “ingratidão” dos nossos filhos na hora de abrir os presentesAo reconheceres as emoções da criança, ao notares a satisfação e ao assumires e deixares assumir responsabilidade pessoal, só falta uma coisa nesta partilha. Deixa a criança sentir o que está a sentir! Ficar triste porque algo bom está a acabar não é mau. É humano.
Ama-me mais quando menos mereçoPergunto-me muitas vezes quando nos vamos deixar de focar tanto no comportamento das crianças e começar a focar no que causa o comportamento, na sua raiz, naquilo que o comportamento está a comunicar e expressar. Pergunto-me quando é que vamos começar a trabalhar para criar relações saudáveis e deixar de procurar métodos para manipular as crianças e conseguir que elas façam o que nós queremos.
Um ano mágico e loucoO início do ano letivo para mim sempre foi muito importante. Tanto antes de ter filhos como depois de ter filhos na escola. Setembro é um mês de recomeços e este ano, mais do que nunca.
Obedecer não é sinónimo de responsabilidade«Devemos educar os nossos filhos para que eles se tornem imunes a todo o tipo de crença autoritária. Em vez de obediência incondicional e supressão das reações emocionais naturais, que são as razões mais profundas para as pessoas aceitarem teorias autoritárias, devemos colocar uma educação sensível, que desenvolve uma personalidade crítica e independente, que cria indivíduos ativos e livres.»
"Quero lá saber das tuas notas!"Nestes dias são muitos os pais que recebem as avaliações dos filhos. Alguns estão contentes e satisfeitos; outros desiludidos e frustrados. Se uns já premiaram os filhos, outros estão a ponderar os castigos. Em qualquer um dos casos, são reféns de números que pouco interessam para o bem-estar e a verdadeira felicidade da criança.
É inevitável repensarmos a prática da parentalidade e da educaçãoPara conhecermos qual a ação "certa" a fazer numa determinada situação é necessário saber qual é a nossa intenção.
APRENDIZ DE UTOPIAS José Pacheco Você sabe fazer a raiz quadrada? Descatracalizar Uma atitude – Dicionário de Valores
A PARTIR DA INTENÇÃO Mikaela Övén Sete perguntas que deves fazer antes de dar prémios e recompensas Como lidar com a “ingratidão” dos nossos filhos na hora de abrir os presentes Ama-me mais quando menos mereço
PRINCÍPIO DO CONTRADITÓRIO Paulo Guinote O Futuro ainda não chegou Flexibilidade: verdadeiro modo de usar As escolas como oásis?
MEMÓRIAS DE PASSAGEM Vitor Burity da Silva “A régua, uma palmatória com cinco furos, parecia estar já a olhar para mim (…)” “Encruzilhadas, desafios, opções ou decisões louváveis (…) e opções e decisões condenáveis…”