• iniciar sessão
    • fechar sessão
    • newsletter
    • área pessoal
    • siga-nos
20 de Janeiro de 2021
  • Áreas
  • anúncios
  • Notícias
  • Opinião
  • Testemunhos
  • Alunos & Professores
  • Classificados
  • PRINCÍPIO DO CONTRADITÓRIO

    Paulo Guinote

    O Futuro ainda não chegou

  • APRENDIZ DE UTOPIAS
    Cegueira branca
    José Pacheco
    HISTÓRIAS DA EDUCAÇÃO
    Tenho medo do meu filho! Tenho medo de mim!
    Manuela Cunha
Rubrica selecionada
A PARTIR DA INTENÇÃO
  • APRENDIZ DE UTOPIAS
  • A PALAVRA A...
  • MEMÓRIAS DE PASSAGEM
  • HISTÓRIAS DA EDUCAÇÃO
  • PRINCÍPIO DO CONTRADITÓRIO
  • PESO-PLUMA
  • A PARTIR DA INTENÇÃO
Sete perguntas que deves fazer antes de dar prémios e recompensas
Antes de saberes se um sistema de recompensas é uma coisa certa na relação que tens com o teu filho, reflete sobre as tuas intenções e os teus valores.
Como lidar com a “ingratidão” dos nossos filhos na hora de abrir os presentes
Ao reconheceres as emoções da criança, ao notares a satisfação e ao assumires e deixares assumir responsabilidade pessoal, só falta uma coisa nesta partilha. Deixa a criança sentir o que está a sentir! Ficar triste porque algo bom está a acabar não é mau. É humano.
Ama-me mais quando menos mereço
Pergunto-me muitas vezes quando nos vamos deixar de focar tanto no comportamento das crianças e começar a focar no que causa o comportamento, na sua raiz, naquilo que o comportamento está a comunicar e expressar. Pergunto-me quando é que vamos começar a trabalhar para criar relações saudáveis e deixar de procurar métodos para manipular as crianças e conseguir que elas façam o que nós queremos.
Um ano mágico e louco
O início do ano letivo para mim sempre foi muito importante. Tanto antes de ter filhos como depois de ter filhos na escola. Setembro é um mês de recomeços e este ano, mais do que nunca.
Obedecer não é sinónimo de responsabilidade
«Devemos educar os nossos filhos para que eles se tornem imunes a todo o tipo de crença autoritária. Em vez de obediência incondicional e supressão das reações emocionais naturais, que são as razões mais profundas para as pessoas aceitarem teorias autoritárias, devemos colocar uma educação sensível, que desenvolve uma personalidade crítica e independente, que cria indivíduos ativos e livres.» 
"Quero lá saber das tuas notas!"
Nestes dias são muitos os pais que recebem as avaliações dos filhos. Alguns estão contentes e satisfeitos; outros desiludidos e frustrados. Se uns já premiaram os filhos, outros estão a ponderar os castigos. Em qualquer um dos casos, são reféns de números que pouco interessam para o bem-estar e a verdadeira felicidade da criança.
É inevitável repensarmos a prática da parentalidade e da educação
Para conhecermos qual a ação "certa" a fazer numa determinada situação é necessário saber qual é a nossa intenção.
  • 1

  • 2

  • APRENDIZ DE UTOPIAS
    José Pacheco
    Você sabe fazer a raiz quadrada?
    Descatracalizar
    Uma atitude – Dicionário de Valores
  • A PARTIR DA INTENÇÃO
    Mikaela Övén
    Sete perguntas que deves fazer antes de dar prémios e recompensas
    Como lidar com a “ingratidão” dos nossos filhos na hora de abrir os presentes
    Ama-me mais quando menos mereço
  • PRINCÍPIO DO CONTRADITÓRIO
    Paulo Guinote
    O Futuro ainda não chegou
    Flexibilidade: verdadeiro modo de usar
    As escolas como oásis?
  • A PALAVRA A...
    Raul Guerreiro
    Crianças sobrecarregadas
    O amanhã pode ser hoje
  • MEMÓRIAS DE PASSAGEM
    Vitor Burity da Silva
    “A régua, uma palmatória com cinco furos, parecia estar já a olhar para mim (…)”
    “Encruzilhadas, desafios, opções ou decisões louváveis (…) e opções e decisões condenáveis…”
  • HISTÓRIAS DA EDUCAÇÃO
    Teresa Lima
    A química das panelas
    Medo de ser feliz
  • Plano Nacional de Leitura WOOK Webinars & Escola Virtual Teolinda Gersão

  • Notícias
  • Opinião
  • Testemunhos
  • Classificados
  • Alunos & Professores
  • Termos e condições de acesso
  • Política de Privacidade
  • Estatuto Editorial
  • Publicação diária
  • Nº registo do GMCS: 123727
  • Diretor: Rui Almeida Pacheco
  • Propriedade: Porto Editora, S.A.
  • CRC PORTO e NIPC: 500 221 103
  • Soc. Anónima
  • Cap. Soc.EUR 1.400.000
  • Membros do conselho de administração ou cargos similares:
  • Rosália Grasiete Carneiro Fernandes Teixeira - Presidente Conselho de Administração
  • Maria Graciete Fernandes Teixeira - Vogal Conselho de Administração
  • Vasco Fernandes Teixeira - Vogal Conselho de Administração
  • José António Fernandes Teixeira - Vogal Conselho de Administração.
  • Detentores com 5% ou mais do capital da empresa: Bloco Gráfico, S.A. e URBAGESTA, S.A.

  • Sede do editor: Rua da Restauração, 365, 4099-023 Porto
  • Sede da redação: Rua da Restauração, 365, 4099-023 Porto
  • Tel.: 22 608 83 26
  • Fax: 22 608 83 27
E-mail:assistente@educare.pt
Este site está conforme o novo Acordo Ortográfico