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24 de Janeiro de 2021
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    Paulo Guinote

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    Cegueira branca
    José Pacheco
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    Tenho medo do meu filho! Tenho medo de mim!
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  • A PARTIR DA INTENÇÃO
Economia política para pessoas comuns: perguntas e respostas da educação à economia
A globalização perdedora em que o país viu partir algumas dezenas de milhar de qualificados com um impacto notório em muitos indicadores da actual crise pandémica em Portugal: falta de enfermeiros e médicos no SNS; dificuldade em o sistema científico responder a exigências imprevisíveis (embora se deva reconhecer a capacidade de alguns centros de excelência darem respostas excepcionais); incapacidade de o sistema produtivo responder às necessidades de equipamento básico de protecção e tratamento.
Crianças sobrecarregadas
Estudo europeu demonstra: as crianças no início da educação escolar estão demasiado sobrecarregadas – stress, dor de cabeça, cansaço e dores de estômago.
O amanhã pode ser hoje
Metáfora preciosa, o texto de Harold Benjamin obriga-nos a relançar a reflexão sobre os obstáculos que se deparam e a que estão sujeitos todos aqueles que tentem enveredar pelos caminhos da inovação e da renovação, que outros não são, aliás, os que todos deveríamos tentar percorrer no decurso da nossa vida profissional.
O preço de uma gestão escolar não participada
A Teoria das Necessidades Básicas refere que quando o professor tem um ambiente capaz de facultar e contribuir para a satisfação das suas necessidades psicológicas, ele experimenta um desenvolvimento saudável e emoções favoráveis para o seu trabalho.
A alavanca do desenvolvimento
A importância do papel dos professores, enquanto agentes desta mudança, revela-se fundamental. Eles têm um papel determinante na formação de atitudes, positivas e negativas, face ao processo de ensino – aprendizagem e na criação das condições necessárias para o sucesso da educação formal e da educação permanente, motivando-os para a pesquisa e interpretação da informação e para a elaboração de um espírito crítico.
O David e o Golias
A educação em casa oscila entre os mimos e pancadaria exagerada e a "escola da rua" fez sempre do Golias o escudo físico das batalhas diárias que tem de travar.
O lugar da escola na educação para a cidadania
A crise de representação e o individualismo são uma tendência generalizada.  Cabe à escola ser um espaço privilegiado de discussão e formador de uma cidadania ativa, crítica e atenta aos problemas e desafios do seu tempo.
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  • APRENDIZ DE UTOPIAS
    José Pacheco
    Você sabe fazer a raiz quadrada?
    Descatracalizar
    Uma atitude – Dicionário de Valores
  • A PARTIR DA INTENÇÃO
    Mikaela Övén
    Sete perguntas que deves fazer antes de dar prémios e recompensas
    Como lidar com a “ingratidão” dos nossos filhos na hora de abrir os presentes
    Ama-me mais quando menos mereço
  • PRINCÍPIO DO CONTRADITÓRIO
    Paulo Guinote
    O Futuro ainda não chegou
    Flexibilidade: verdadeiro modo de usar
    As escolas como oásis?
  • A PALAVRA A...
    Raul Guerreiro
    Crianças sobrecarregadas
    O amanhã pode ser hoje
  • MEMÓRIAS DE PASSAGEM
    Vitor Burity da Silva
    “A régua, uma palmatória com cinco furos, parecia estar já a olhar para mim (…)”
    “Encruzilhadas, desafios, opções ou decisões louváveis (…) e opções e decisões condenáveis…”
  • HISTÓRIAS DA EDUCAÇÃO
    Teresa Lima
    A química das panelas
    Medo de ser feliz
  • Webinars & Escola Virtual Plano Nacional de Leitura WOOK Teolinda Gersão

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