PEDIATRIA

Infeção pelo novo coronavírus em crianças

Dos dados até à data divulgados, apenas 3% dos casos ocorreram em pessoas com menos de 20 anos de idade. Embora tenham sido relatadas algumas complicações em crianças, elas parecem pouco comuns. Atualmente, a taxa de mortalidade abaixo dos 9 anos encontra-se em 0%.
    • a
    • a
  • comunidade
  • comentar
  • imprimir

Definição
Covid-19 é o nome atribuído pela Organização Mundial de Saúde à doença provocada por um novo coronavírus do grupo 2B, da mesma família que o coronavírus que causa a síndrome respiratória aguda grave (SARS), pelo que foi chamado de SARS-COV-2. O vírus foi identificado pela primeira vez a 7 de janeiro de 2020, embora os primeiros casos tenham sido relatados na China a 31 de dezembro de 2019.

Forma de Transmissão
Este vírus tem um período de incubação, isto é, o tempo que uma pessoa infetada pode demorar a revelar sintomas, que pode ser até 14 dias. Transmite-se através de gotículas respiratórias ou do contacto direto com secreções infetadas.

Sintomas
A infeção não causa sintomas ou é leve em 81% dos casos. Apresenta-se geralmente com sintomas semelhantes a uma síndrome gripal, como febre, corrimento nasal, tosse ou dificuldade respiratória. Podem ainda surgir outros sintomas menos comuns, como vómitos ou diarreia.

A doença nas crianças
Dos dados até à data divulgados, apenas 3% dos casos ocorreram em pessoas com menos de 20 anos de idade. Embora tenham sido relatadas algumas complicações em crianças, elas parecem pouco comuns. Atualmente, a taxa de mortalidade abaixo dos 9 anos encontra-se em 0%.

Como pode evitar a sua transmissão?
Para evitar a transmissão do vírus o passo mais importante passa por lavar as mãos frequentemente. Para que a lavagem seja eficaz, deve ser realizada com sabão e água durante pelo menos 40 segundos e várias vezes ao dia, especialmente após utilizar a casa de banho, se tossir, espirrar ou assoar o nariz ou se as suas mãos estiverem visivelmente sujas. Se o sabão não estiver disponível, pode utilizar um desinfetante para as mãos com pelo menos 60% de álcool.
Além de lavar muito bem as mãos e muitas vezes, há outras medidas que também são importantes: se estiver doente deve permanecer em casa; se tossir ou espirrar deve cobrir a sua boca/nariz com o braço ou antebraço (e não com as mãos); se usar um lenço para se assoar este deve ser utilizado apenas uma vez e deitado de seguida ao lixo; deve evitar contactar com pessoas que estão doentes e evitar tocar nos seus olhos, nariz ou boca. Para além disso, não deve ficar perto de pessoas que estejam a tossir, com febre e espirros, mantendo a distância de pelo menos 1 metro, ou seja, deve-se evitar locais públicos fechados e com aglomerados de pessoas.

O uso de máscara está recomendado?
Se não tem sintomas, o uso de máscaras não está recomendado como forma de se proteger contra o vírus. No entanto, se tem sintomas gripais deve utilizar a máscara de forma a evitar contagiar os seus familiares e outras pessoas.

O que deve fazer se achar que o seu filho pode estar infetado?
O primeiro passo é manter a calma. Se o seu filho tem algum dos sintomas acima referidos (febre, tosse ou dificuldade em respirar) e regressou de um local com transmissão comunitária ativa nos 14 dias antes do início dos sintomas ou contactou com alguém que esteja infetado, ligue para a linha o SNS24 (808 24 24 24) e transmita essas informações. Os locais com transmissão comunitária ativa estão diariamente a ser atualizados e podem ser consultados em https://www.dgs.pt/pagina-de-entrada3/corona-virus/organizacoes-internacionais.aspx.

Daniela Araújo, com a colaboração de Manuela Costa Alves, Pediatra do Serviço de Pediatria do Hospital de Braga

Serviço de Pediatria do Hospital de BragaEste espaço é da responsabilidade da equipa médica do Serviço de Pediatria do Hospital de Braga, instituição certificada pelo Health Quality Service (HQS).
    • a
    • a
  • comunidade
  • comentar
  • imprimir
A informação aqui apresentada não substitui a consulta de um médico ou de um profissional especializado.
Comentários
Inicie sessão ou registe-se gratuitamente para assinar os comentários
  • submeter
  • cancelar
  • visualizar
Não existem comentários. Dê-nos a sua opinião!
 
Para salvaguardar o bom funcionamento deste espaço, todos os comentários são sujeitos a um processo de filtragem e validação editorial, pelo que só serão aceites participações sem linguagem obscena, difamatória, ameaçadora ou caluniosa.

O EDUCARE.PT reserva-se o direito de não validar todos os comentários que não se enquadrem nestes pressupostos e que não se relacionem, única e exclusivamente, com a atualidade educativa.
Recordamos ainda que todas as mensagens são da exclusiva responsabilidade dos participantes, nomeadamente, no que respeita à veracidade dos dados e das informações transmitidas.