Atividades para celebrar o Dia Mundial da Criança

De norte a sul, os programas para as escolas, jardins de infância e centros de atividades de tempos livres começam já esta sexta-feira (29 de maio) e prolongam-se até 2 de junho. Às famílias sugerimos que aproveitem os museus no fim de semana.
    • a
    • a
  • comunidade
  • comentar
  • imprimir
A 1 de junho celebra-se o Dia Mundial da Criança. O dia calha a uma segunda-feira quando muitos museus estão fechados. Por isso, vale a pena aproveitar o fim de semana para antecipar a celebração com algumas atividades em família. Existem muitas ofertas que, não tendo sido pensadas para assinalar a efeméride, podem servir de pretexto para não deixar passar a data em branco. O EDUCARE.PT reuniu algumas propostas de norte a sul do país. Mesmo sem programação alusiva ao Dia Mundial da Criança, nos museus encontra as exposições temporárias e oficinas pensadas durante todo o ano para os mais pequenos. É importante recordar que aos domingos de manhã a entrada costuma ser gratuita. E já agora explicar que para a Organização das Nações Unidas (ONU), o Dia Mundial da Criança celebra-se a 20 de novembro, pois foi nessa data, em 1959, que foi assinada a Declaração dos Direitos das Crianças.

Em Portugal, bem como na maioria dos países, celebra-se a 1 de junho. Por ser o mês que sucede ao da celebração do Dia da Mãe. Nem sempre assim é. Nos cinco continentes, a festa das crianças encontra-se dispersa pelo calendário. Celebra-se, por exemplo, a 12 de outubro no Brasil, a 25 de dezembro na África Central, a 20 de novembro na Finlândia e a 1 de outubro na Suécia. Seja qual for o dia em que se festeja, o importante é lembrar às crianças que são mesmo “o melhor do mundo”.

 
NORTE
 
PONTE DE LIMA - MUSEU DO BRINQUEDO PORTUGUÊS
 
Percorrer os brinquedos que fizeram as delícias dos pais e dos avós pode entusiasmar os mais pequenos. Do comboio de zinco à flauta, dos baldinhos de praia em madeira à roca, há muito para descobrir num fim-de-semana em família.

Museu do Brinquedo Português, Casa do Arnado, Largo da Alegria, Arcozelo
Contactos: Tel. 258 240 210
Horário: De terça a Domingo das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 18h00
Mais informações: geral@museubrinquedoportugues.com
 
VIANA DO CASTELO - PARQUE DA CIDADE
 
A Câmara Municipal de Viana do Castelo realiza uma série de atividades onde se incluem dramatizações, jogos tradicionais, pinturas faciais e insufláveis.

Parque da Cidade, em frente ao Centro de Remo.
Horário: Dia 1 de junho das 9h00 às 12h00 e das 14h00 às 16h00.
Contactos: aecs@cm-viana-castelo.pt
 
BARCELOS - TEATRO GIL VICENTE
 
O município de Barcelos comemora o Dia Mundial da Criança com oficinas de arqueologia e de contar histórias, pinturas faciais, modelagem de balões e oficinas de olaria. As atividades estão dispersas pela cidade: Museu da Olaria, Escola Secundária de Barcelos, Biblioteca Pública. O Teatro Gil Vicente vai também ter uma atividade em parceria com a CAPOEIRA Companhia de Teatro de Barcelos, no Largo Doutor Martins Lima

Contactos: Tel. 253 809 694
Horário: Dia 1 de junho às 21h30, com entrada gratuita
Mais informações: tgv@cm-barcelos.pt
 
PORTO - SEA LIFE
 
“Os Talentosos Predadores”, assim se chama a nova exposição do SEA LIFE que mostra como animais pequenos podem ter grandes apetites. Caso do Peixe Leão Anão que escolhe presas quase do seu tamanho ou a Tartaruga Serpentina que estica o pescoço com rapidez quando o assunto é alimento. No Dia Mundial da Criança chegam ao SEA LIFE 12 sapos coloridos e tóxicos, naturais da América do Sul.

SEA LIFE do Porto, Rua Particular do Castelo do Queijo
Contactos: Tel. 226 190 400 Mais informações: www.visitsealife.com/porto
 
PORTO - MUSEU ROMÂNTICO QUINTA DA MACIEIRINHA
 
No Museu Romântico Quinta da Macieirinha parte-se de um brinquedo para contar uma história passada no século XIX. E as crianças percebem a ligação com o mundo que as rodeia. No fim da atividade há uma visita orientada ao museu, às 10h30. Marcação prévia, gratuito.

Museu Romântico Quinta da Macieirinha, Rua de Entre-Quintas 220, Macerelas
Contactos: Tel. 22 605 7033.
 
VILA NOVA DE GAIA - PARQUE BIOLÓGICO DE GAIA
 
Privilegiar o contacto das crianças com a natureza e os animais através de um conjunto de atividades ao ar livre que fazem parte das Oficinas de Primavera, é o que o Parque Biológico de Gaia oferece.

Parque Biológico de Gaia, Estrada Nacional 222, Avintes
Contactos: Tel. 227 878 138
Horário: Dias 30 e 31 de junho, 09h00-18h00
Mais informações: www.parquebiologico.pt
 
ERMESINDE - PARQUE DE AVENTURA LIPOR
 
Jogos tradicionais, atividades físicas e demonstrações de dança. Respirar ar puro e aproveitar o bom tempo. É a proposta da LIPOR para aproveitar o fim-de-semana que antecede o Dia Mundial da Criança.

Parque de Aventura LIPOR, Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto, Rua da Morena, n.º 805, Baguim do Monte
Contactos: Tel. 229 770 100
Mais informações: www.lipor.pt.
 
GUIMARÃES - ESPAÇO A OFICINA
 
A Oficina tem um programa educativo que promete “Dias Cheios de Ideias” com oficinas para construir hortas familiares, arquitetar com papel, visitas a exposições e sessões de contos. Há ainda um espetáculo de teatro infantil intitulado “The Wall”, entenda-se, o muro que separa as crianças dos adultos.

Espaço A Oficina, Avenida D. João IV, 1213 Cave
Contactos: Tel. 253 424 700
Horário e preços: Dias 1 a 6 de junho, entre as 10h00 e as 18h00, as atividades são gratuitas. Dia 1 de junho às 19h00 e dia 2 de junho às 10h30, “The Wall”, na Black Box da Plataforma das Artes e da Criatividade, entrada 2 euros.
Mais informações: www.aoficina.pt
 
CENTRO
 
SANTA MARIA DA FEIRA - VISIONARIUM
 
Batatas que produzem energia suficiente para alimentar uma lâmpada. Tampas que saltam com bicarbonato de sódio e vinagre. Estas são algumas das experiências científicas que constam do programa “Festa da Criança” que antecipa o Dia Mundial da Criança para domingo, dia 31 de maio. Grupos escolares, ATL, entre outros, podem desfrutar deste programa de 28 a 30 de maio e nos dias 1 e 2 de junho.

Visionarium - Centro de Ciência do Europarque
Contactos: Tel. 256 370 634
Mais informações: www.visionarium.pt, reservas: lftavares@aeportugal.com
 
SANTA MARIA DA FEIRA - MUSEU DE SANTA MARIA DE LAMAS
 
E se a Alice, em vez de atravessar a toca do coelho e chegar ao País das Maravilhas chegasse ao Museu da Cortiça? Através de uma encenação e uma oficina de expressão plástica, as crianças vão percorrer a história de Lewis Carroll. Dias 1 a 30 de junho, com uma sessão especial para as famílias a 31 de maio às 14h30.

Museu de Santa Maria de Lamas, Largo da Igreja, 90
Contactos: Tel. 227 447 468
Mais informações: www.museudelamas.pt
 
SÃO JOÃO DA MADEIRA - MUSEU DA CHAPELARIA
 
Uma visita às exposições temporárias do Museu da Chapelaria é sempre uma alternativa para antecipar a celebração do Dia Mundial das Crianças para o domingo de manhã quando a entrada é gratuita.

Museu da Chapelaria, Rua Oliveira Júnior, 501
Contactos: Tel. 256 201 682
 
AVEIRO - FÁBRICA CENTRO CIÊNCIA VIVA
 
A Fábrica Centro Ciência Viva organiza uma Feira de Ciência para surpreender as crianças dos 4 aos 12 anos com uma variedade de experiências científicas. O programa conta ainda com um espetáculo de “Física Viva”, sessões de planetário, uma oficina de robótica e a oficina “Aprender Ciência a Brincar”. Dias 30 e 31 de maio, 11h00-12h00 e das 14h00 às 20h00, no Centro Comercial Glicínias Plaza. As atividades são gratuitas.

Mais informações: www.fabrica.cienciaviva.ua.pt e www.glicinias.pt
COIMBRA - MUSEU DA CIÊNCIA DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA
 
“Diz-me o que comes... Dir-te-ei como és!” O programa Sábados no Museu é a proposta para antecipar o Dia Mundial da Criança no Museu da Ciência da Universidade de Coimbra. Este sábado, dia 30 de maio, será destinado a crianças dos 5 aos 7 anos.

Museu da Ciência, da Universidade de Coimbra, Largo Marquês de Pombal
Contactos: Tel. 39 85 43 50.
Mais informações: www.museudaciencia.org
 
COIMBRA - PORTUGAL DOS PEQUENITOS
 
No Portugal dos Pequenitos, o fim-de-semana é dedicado aos Descobrimentos, com muitas recriações históricas: “Vasco da Gama e Maria das Especiarias”, “As Grandes Navegações Portuguesas”. Há também “Encontros com as Princesas e Rainhas de Portugal” e “Um Improviso de Cantigas de Amigo, Amor, Escárnio e Mal Dizer”.

Portugal dos Pequenitos, Rossio de Santa Clara
Contactos: Tel. 239 801 170
Mais informações: www.portugaldospequenitos.pt
 
SEIA - MUSEU DO PÃO
 
Conhecer como é produzido o pão numa experiência em família e provar algumas das suas qualidades: centeio, trigo, milho e chocolate.

Museu do Pão, Rua de Santa Ana Quinta Fonte do Marrão
Contactos: Tel. 238 310 760
Horários: Terça a sexta e domingo das 10h00-18h00, aos sábados das 10h00 às 22h00
Preços: 5 euros por adulto, 3 euros por criança ou reformado
Mais informações: www.museudopao.pt
 
 
LISBOA E VALE DO TEJO
 
LISBOA - JARDIM DA FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN
 
“A Arte ao Sabor da Fruta” é a proposta da Gulbenkian que promete juntar o benefício das frutas ao das artes, fazendo uma espécie de dupla criativa para muitas atividades plásticas e performativas e de culinária. O programa POMARTE acontece no Jardim da Fundação.

Museu Calouste Gulbenkian, Avenida de Berna, 45 A
Contactos: Tel. 217 823 800
Datas e horários: Dias 30 e 31 de maio, durante todo o dia, com atividades para todas as idades
Preço: Entrada gratuita
Mais informações: www.descobrir.gulbenkian.pt/pomartecompal
 
LISBOA - TEATRO MARIA MATOS
 
A verdadeira festa da criança fica adiada para 12 de julho com o programa “Aoarlivre” com muitas atividades e oficinas para os mais pequenos na habitual festa do encerramento da temporada que acontece, como sempre, ao ar livre nos jardins do teatro.

Teatro Maria Matos, R. Bulhão Pato, 1 B
Contactos: Tel.21 843 88 00
Datas e horários: Dias 30 e 31 de maio e 12 de julho das 15h00 às 19h00
Mais informações: www.teatromariamatos.pt
 
LISBOA - MUSEU COLEÇÃO BERARDO
 
Com uma oferta anual muito variada, no fim de semana não vão faltar atividades dirigidas às crianças neste museu.

Museu Coleção Berardo – Arte Moderna e Contemporânea, Praça do Império
Contactos: Tel. 213 612 637
Mais informações: http://pt.museuberardo.pt/museu
 
ALENTEJO
 
MORA - FLUVIÁRIO DE MORA
 
Passear pelo Fluviário de Mora, no Alentejo, e observar mais de 55 espécies de peixes diferentes pode ser um bom programa para este fim-de-semana. As visitas podem ser livres ou orientadas, dirigidas às famílias e aos públicos escolares.

Fluviário - Parque Ecológico do Gameiro, Apartado 35
Contactos: Tel. 266 448 130
Mais informações: www.fluviariomora.pt
 
ALGARVE
 
LAGOA - AUDITÓRIO MUNICIPAL DE LAGOA
 
A Câmara Municipal de Lagoa assinala o Dia Mundial da Criança lembrando os direitos universais das crianças com um programa de atividades no Auditório Municipal de Lagoa e espaços envolventes em colaboração com as escolas, jardins de infância e ATL do concelho. Participar numa pintura coletiva ou assistir a sessões de mini-circo e de teatro são algumas das propostas.

Auditório Municipal de Lagoa: Câmara Municipal de Lagoa, Largo do Município
Datas e horário: Dias 31 de maio a 2 de junho, das 09h00 às 19h00.
Contactos: Tel. 282 380 400
 
SINES - PARQUE DESPORTIVO JOÃO MARTINS
 
Uma luva descartável de plástico pode ser o material perfeito para a construção de um animal. A oficina “À Mão de Dançar” vai levar as crianças a experimentarem as artes plásticas e a dança, com jogos de movimento e de experimentação. A atividade é organizada pela Câmara Municipal de Sines e o Centro de Artes de Sines. Dia 1 de junho, 10h00-18h00, Parque Desportivo João Martins. Entrada gratuita.

Contactos: Tel. 269 630 600
Mais informações: Câmara Municipal de Sines, Largo Ramos da Costa | sidi@mun-sines.pt.
    • a
    • a
  • comunidade
  • comentar
  • imprimir
Comentários
Inicie sessão ou registe-se gratuitamente para assinar os comentários
  • submeter
  • cancelar
  • visualizar
Não existem comentários. Dê-nos a sua opinião!
 
Para salvaguardar o bom funcionamento deste espaço, todos os comentários são sujeitos a um processo de filtragem e validação editorial, pelo que só serão aceites participações sem linguagem obscena, difamatória, ameaçadora ou caluniosa.

O EDUCARE.PT reserva-se o direito de não validar todos os comentários que não se enquadrem nestes pressupostos e que não se relacionem, única e exclusivamente, com a atualidade educativa.
Recordamos ainda que todas as mensagens são da exclusiva responsabilidade dos participantes, nomeadamente, no que respeita à veracidade dos dados e das informações transmitidas.