Escola da Ponte assina contrato de autonomia
Depois de meses de negociações, a Escola da Ponte assina esta tarde o contrato de autonomia com o Ministério da Educação.
- a
- a
A Escola Básica Integrada de Aves (Escola da Ponte) assina esta tarde aquele que é o primeiro contrato de autonomia do País para uma escola pública de ensino não-superior.
A assinatura deste contrato com o Ministério da Educação (ME) permite regularizar a situação deste projeto educativo, pioneiro e singular no nosso País. Com a entrada em vigor deste contrato de autonomia, a Escola poderá selecionar livremente e propor à tutela os seus próprios docentes, estabilizando-se assim "a situação de uma escola que durante quase 30 anos esteve à margem do sistema", declarou Ademar Ferreira dos Santos, presidente da comissão instaladora da Escola da Ponte, ao Público.
A partir de agora, o estabelecimento de ensino deixará de estar dependente da autorização da tutela para resolver questões como a gestão do currículo ou a avaliação, passando a estar reconhecidas as competências para organizar o funcionamento da escola.
Ademar Santos espera que este primeiro contrato de autonomia em Portugal sirva de "estímulo para as demais escolas, muito especialmente para todas aquelas que, genuinamente, aspirem a organizar-se e a trabalhar em autonomia, para melhor poderem corresponder às necessidades educativas dos alunos."
A Escola da Ponte desenvolve há 29 anos o projeto educativo "Fazer a Ponte", que procura envolver os pais e a comunidade nas atividades letivas dos alunos. Os alunos trabalham permanentemente em cooperação, ao seu próprio ritmo, de acordo com o seu próprio plano de objetivos, e aprendem a ser autónomos e livres, respeitando a liberdade dos outros.
- a
- a
O EDUCARE.PT reserva-se o direito de não validar todos os comentários que não se enquadrem nestes pressupostos e que não se relacionem, única e exclusivamente, com a atualidade educativa.
Recordamos ainda que todas as mensagens são da exclusiva responsabilidade dos participantes, nomeadamente, no que respeita à veracidade dos dados e das informações transmitidas.