Literacia 3Di é agora um campeonato e tem selo oficial

Quinta edição do concurso Literacia 3Di tem novidades e uma nova imagem. A iniciativa está preparada para voltar a testar conhecimentos de Matemática, Ciência, Leitura e Inglês dos alunos do 2.º e 3.º ciclos de todo o país. As inscrições acabam hoje.
    • a
    • a
  • comunidade
  • comentar
  • imprimir
Primeiro, as novidades. A 5.ª edição do concurso Literacia 3Di tem uma nova imagem e um novo posicionamento: apresenta-se agora como o Campeonato Nacional de Literacia 3Di e, pela primeira vez, tem um selo oficial para distinguir as escolas promotoras de literacia. Não é tudo. As inscrições passam a ser feitas a nível de escola, e não por agrupamento como acontecia, para possibilitar uma maior participação. O formulário online está disponível no site da iniciativa e deve ser preenchido pelos professores.

Todos os alunos do 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico de todas as escolas do país estão convidados a mostrar o que sabem nas áreas da Matemática, Ciência, Leitura e Inglês. O principal objetivo é continuar a estimular o gosto pela aprendizagem em diferentes matérias do conhecimento. O concurso destina-se a estabelecimentos de ensino público e privado de todo o país e a participação é gratuita.

A primeira fase de provas está marcada para o próximo mês, de 18 a 29 de novembro. Nesta edição, os estudantes do 5.º ano são postos à prova em Matemática, os do 6.º ano são desafiados a testar conhecimentos no mundo tão diversificado da Ciência, os do 7.º ano fazem o teste de Leitura, e os do 8.º ano respondem a questões de Inglês. Todas provas são interativas e realizadas através da plataforma digital Escola Virtual.

Fase local concluída no final de novembro, o campeonato da literacia prolonga-se até ao final do ano letivo. A etapa distrital acontece de 2 a 27 de março do próximo ano. A final nacional está marcada para maio de 2020. Na última edição, os vencedores de cada dimensão do saber receberam, em cada fase, diversos prémios como tablets, telemóveis, livros, bolsas de estudo e ainda uma viagem a Cambridge para frequentarem aulas de Inglês. Além disso, as escolas de cada um dos quatro campeões nacionais foram premiadas com uma bolsa no valor de 5 mil euros.

Uma das novidades deste ano é o conceito “Escola Promotora de Literacia”, que será atribuído a cada um dos estabelecimentos de ensino que inscreva alunos neste concurso de conhecimentos multidisciplinares e interativos. As escolas cujos alunos sejam apurados para a grande final recebem o “Selo de Mérito Literacia 3Di”, enquanto as escolas dos quatro campeões nacionais ganham o “Selo de Excelência Literacia 3Di”.
 
A iniciativa é, uma vez mais, lançada pela Porto Editora que pretende incentivar o desenvolvimento educativo, pessoal e social dos jovens recorrendo às novas tecnologias. Este campeonato especial conta com o apoio da Presidência da República e de várias outras entidades, como a Secretaria Regional da Educação da Madeira, o Conselho Nacional da Educação, a Confederação Nacional das Associaçãos de Pais (CONFAP), o Plano Nacional de Leitura, o Conselho das Escolas, a Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas (ANDAEP), a Associação de Estabelecimentos de Ensino Particular (AEEP), a Sociedade Portuguesa de Autores, o Centro Nacional de Cultura, a Grace, e a Rede de Bibliotecas Escolares.

Informações:
www.literacia3d.pt
    • a
    • a
  • comunidade
  • comentar
  • imprimir
Comentários
Inicie sessão ou registe-se gratuitamente para assinar os comentários
  • submeter
  • cancelar
  • visualizar
Não existem comentários. Dê-nos a sua opinião!
 
Para salvaguardar o bom funcionamento deste espaço, todos os comentários são sujeitos a um processo de filtragem e validação editorial, pelo que só serão aceites participações sem linguagem obscena, difamatória, ameaçadora ou caluniosa.

O EDUCARE.PT reserva-se o direito de não validar todos os comentários que não se enquadrem nestes pressupostos e que não se relacionem, única e exclusivamente, com a atualidade educativa.
Recordamos ainda que todas as mensagens são da exclusiva responsabilidade dos participantes, nomeadamente, no que respeita à veracidade dos dados e das informações transmitidas.