GeraZão, navegar na Internet sem riscos

Programa educativo online, iniciativa do Facebook, quer sensibilizar para os comportamentos responsáveis nas redes sociais, na Internet, nos suportes digitais. O assédio e a identidade digital são alguns dos temas abordados.
    • a
    • a
  • comunidade
  • comentar
  • imprimir
GeraZão é um programa que quer fomentar a utilização adequada da Internet, ajudar os mais novos, jovens, pais, familiares, professores e educadores, a navegarem pelo mundo digital de forma segura, a consumirem informações de forma crítica, a criarem e partilharem informações de forma responsável. É um programa educativo online que pretende dar a conhecer boas práticas no extenso mundo da Internet. O bullying e a identidade digital são algumas das temáticas abordadas em www.gerazao.org.

Os estudos sobre os comportamentos dos jovens nos meios digitais têm levantado várias preocupações ao longo dos tempos. Uma sondagem recente, de agosto deste ano, de mil entrevistas realizadas junto de jovens com idades compreendidas entre os 14 e os 19 anos, demonstra que metade dos inquiridos garante conhecer a política de privacidade e os termos de serviços das redes sociais, mas só 31% referem ter lido essas condições. E 35% admitem que seriam capazes de partilhar as passwords das redes sociais, e-mail ou telemóvel com outra pessoa na Internet.

Manter o contacto com os amigos (79%), ver o que eles publicam (76%) e jogar (61%) são as tarefas mais realizadas nas redes sociais. Em situações desagradáveis, 41% dos entrevistados referem que enviariam mensagem privada e 33% pediriam ajuda a pais, professores ou adultos de confiança. A atitude mais desagradável ou incorreta nas redes sociais é, sustentam os jovens, chamar nomes não apropriados.

O GeraZão, uma iniciativa do Facebook, quer, portanto, sensibilizar a sociedade para o uso seguro da Internet e alertar para os riscos à espreita e para as possibilidades que as redes sociais oferecem. O processo é interativo com atividades que podem ser realizadas em grupo ou individualmente, na escola ou em casa. O programa foi desenhado por peritos da área.

“As tuas ações na comunidade deixam marca. És consciente da tua identidade digital? Como interages com os teus amigos ou com a tua família? GeraZão nasce com o objetivo de guiar-te e oferecer-te ferramentas e recursos para facilitar uma comunicação positiva, divertida e segura”, lê-se no site do projeto. “O objetivo é, através de experiências e recursos interativos, aproveitar ao máximo as oportunidades que a Internet oferece sem perder de vista a segurança”, acrescenta-se.

Jogos, vídeos, desafios
Aprender e ganhar ao mesmo tempo é a proposta do Escape Zoom Z que se apresenta como uma aventura digital do GeraZão. O objetivo é acertar nos enigmas até ao enigma final para descobrir ações positivas nestes meios. “O importante é pensar as respostas. Uma experiência para ganhar e aprender ao mesmo tempo”, anuncia-se. Basta escolher um dos ícones em movimento.

No desafio Z, mais uma aventura interativa. As perguntas são pertinentes. “Sabes quem és no mundo digital? És mesmo consciente da repercussão das tuas ações? Como reagirias em determinadas situações? Achas que conheces realmente os outros?” Um desafio que é um itinerário online, feito para pôr à prova, e que mostra uma rede saudável e segura. O estudo recentemente divulgado adianta que 38% dos jovens já se sentiram desconfortáveis quando navegavam na Internet e 60% detetaram situações que consideraram erradas nas redes sociais. A maioria dos entrevistados já bloqueou ou deixou de seguir alguém.  

O programa tem ainda a biblioteca de literacia do Facebook ao dispor, com planos de aulas construídos por especialistas e pensados para que os mais jovens desenvolvam competências necessárias para navegarem no mundo digital. São aulas interativas que integram discussões de grupo, atividades, questionários e jogos criados em conjunto com adolescentes. O GeraZão tem também recursos de formação do Instagram que podem ser transferidos e que abordam assuntos como o assédio, a identidade digital e a marca pessoal e que ajudam a melhorar as noções de privacidade, segurança e reputação online. Tem ainda recursos de formação da Seguranet com vídeos, jogos, materiais para professores, pais e encarregados de educação.

O estudo sobre comportamentos na Internet revela que as raparigas acompanham mais as novidades das marcas e os influencers digitais e 57% dos rapazes, com idades entre os 17 e os 19 anos, leem mais notícias. Quarenta e quatro por cento dos jovens dos 14 aos 16 anos pedem ajuda aos pais para publicação de fotografias suas.

O GeraZão é uma iniciativa conjunta do Facebook e da Fundação Cibervoluntários, com o apoio da Direção-Geral da Educação, da Seguranet, da Fundação para a Ciência e Tecnologia e do Centro Internet Segura. Organizações que se juntam para, sustentam, “ajudar a transformar a sociedade portuguesa através de atividades de formação e de sensibilização sobre a utilização positiva da Internet”.
    • a
    • a
  • comunidade
  • comentar
  • imprimir
Comentários
Inicie sessão ou registe-se gratuitamente para assinar os comentários
  • submeter
  • cancelar
  • visualizar
Não existem comentários. Dê-nos a sua opinião!
 
Para salvaguardar o bom funcionamento deste espaço, todos os comentários são sujeitos a um processo de filtragem e validação editorial, pelo que só serão aceites participações sem linguagem obscena, difamatória, ameaçadora ou caluniosa.

O EDUCARE.PT reserva-se o direito de não validar todos os comentários que não se enquadrem nestes pressupostos e que não se relacionem, única e exclusivamente, com a atualidade educativa.
Recordamos ainda que todas as mensagens são da exclusiva responsabilidade dos participantes, nomeadamente, no que respeita à veracidade dos dados e das informações transmitidas.