Candidaturas abertas a novos talentos

As candidaturas para a edição de 2019 dos Novos Talentos Fnac estão abertas até ao próximo dia 19 de abril para as áreas de Música, Cinema, Fotografia e Escrita. Esta iniciativa, que decorre desde 2003, está disponível e acessível a todos aqueles que tenham mais de 18 anos e que sejam residentes em Portugal.
    • a
    • a
  • comunidade
  • comentar
  • imprimir
Apoiar e incentivar a criação literária e musical, revelar novos valores fotográficos e inovadoras perspetivas cinematográficas ao mesmo tempo que revelam e promovem talentos desconhecidos, é o objetivo destes prémios.

O Prémio Novos Talentos Música 2019 exige que a canção submetida a concurso seja original e acompanhada de um texto de apresentação do projeto. Ao júri do prémio musical - composto por dois radialistas, Henrique Amaro e Luís Oliveira; e por dois jornalistas, Lia Pereira e Rui Miguel Abreu - compete encontrar um vencedor e atribuir até três menções honrosas. Os prémios atribuídos ao primeiro lugar são a produção de um single em estúdio com mistura, masterização e gravação; e produção de um videoclipe bem como a oportunidade de atuar no festival FNAC LIVE 19. Os vencedores veem a sua música integrada na coletânea ‘Novos Talentos FNAC Música 2019.

Para a categoria de cinema, a proposta em avaliação deve incluir uma curta-metragem com duração máxima de 8 minutos. O filme deve ser um original, de ficção ou animação, e deve ser falado em língua portuguesa. Para além do filme e da sinopse, o trabalho deve ser acompanhado da ficha técnica, artística, biografia do autor e uma autorização para exibição da obra a concurso. Os trabalhos são avaliados pelos realizadores Margarida Cardoso e João Canijo, pelo presidente da direção da Academia Portuguesa de Cinema, Paulo Trancoso, e Paulo Viveiros, professor do Departamento de Cinema e Artes dos Media da Universidade Lusófona. Este júri tem a tarefa de encontrar um vencedor e atribuir até quatro menções honrosas. O vencedor do Novos Talentos Cinema 2019 ganha 1250 euros patrocinado pela Repsol e um workshop na Universidade Lusófona. Tanto o vencedor como as menções honrosas terão oportunidade de ter a masterização da curta-metragem para Digital Cinema Package DCP e exibição pública da mesma.

Aos fotógrafos promissores, o júri vai analisar os portefólios a concurso, onde constem 12 a 18 fotografias do mesmo formato, em jpeg, e em alta resolução, com um texto de apresentação, uma sinopse, uma ficha técnica e a biografia do autor. Das candidaturas submetidas será encontrado o vencedor e até três menções honrosas. Augusto Brázio, fotógrafo; Francisco Feio, professor de Fotografia e Projeto de Fotografia de Autor; Mário Cruz, fotojornalista da Lusa e vencedor 2016 do World Press Photo e Sérgio Gomes, jornalista do jornal Público, compõem o painel de avaliação. O vencedor terá acesso a um prémio pecuniário de 1250 euros, oferta da Repsol, a um vale Fujifilm de 1500 euros para compra de equipamentos e acessórios desta marca nas lojas Fnac, um prémio Instituto Português de Fotografia que desenvolve e acompanha um Projeto Fotográfico de Autor até um ano e, por último, à produção e circulação de uma exposição individual. As menções honrosas receberão um vale Fujifilm no valor de 500 euros para compra de equipamentos e acessórios da marca e, tal como o vencedor, terão acesso à produção e circulação de uma exposição individual.

No Prémio Novos Talentos Escrita, o objetivo é escrever um conto original, até três mil palavras e em português. O texto a concurso, sob a forma de pseudónimo, deverá ser acompanhado por um pequeno texto de apresentação e da biografia do autor. Em avaliação estarão a originalidade, a qualidade da escrita, a coerência e a transposição do tema para a atualidade. Estes critérios serão avaliados pelo júri convidado e composto pelos escritores Afonso Cruz, Dulce Maria Cardoso e João Tordo e por Conceição Garcia, diretora da Escrever Escrever.

Para o Novos Talentos FNAC Escrita 2019 está em jogo um prémio Repsol para o vencedor, no valor de 1250 euros. Para além disto, o vencedor e as menções honrosas, que podem ser até três, vão ganhar um Workshop de sete horas de Escrita Criativa e a publicação do conto premiado na coletânea ‘Novos Talentos FNAC Escrita 2019’.

Todas as candidaturas apresentadas nas quatro categorias serão alvo de análise pelos respetivos júris de 22 de abril a 17 de maio de 2019, estando agendado o anúncio dos vencedores para o final do mês de maio. Uma vez que cada categoria corresponde a diferentes critérios, aconselha-se a leitura atenta de cada regulamento.

Consulte aqui os links do concurso:
Regulamentos: Cinema | Música | Escrita | Fotografia

    • a
    • a
  • comunidade
  • comentar
  • imprimir
Comentários
Inicie sessão ou registe-se gratuitamente para assinar os comentários
  • submeter
  • cancelar
  • visualizar
Não existem comentários. Dê-nos a sua opinião!
 
Para salvaguardar o bom funcionamento deste espaço, todos os comentários são sujeitos a um processo de filtragem e validação editorial, pelo que só serão aceites participações sem linguagem obscena, difamatória, ameaçadora ou caluniosa.

O EDUCARE.PT reserva-se o direito de não validar todos os comentários que não se enquadrem nestes pressupostos e que não se relacionem, única e exclusivamente, com a atualidade educativa.
Recordamos ainda que todas as mensagens são da exclusiva responsabilidade dos participantes, nomeadamente, no que respeita à veracidade dos dados e das informações transmitidas.