Pais preferem que filhos estudem pelos manuais

Um estudo do Observatório dos Recursos Educativos revela que 80% dos encarregados de educação preferem os manuais escolares a outros recursos e que 70% dos alunos gostam de estudar por estes livros.
    • a
    • a
  • comunidade
  • comentar
  • imprimir
O trabalho realizado pelo Observatório dos Recursos Educativos (ORE) revela que a opção dos pais se deve essencialmente à possibilidade de tratamento de todos os conteúdos num único recurso educativo e também a uma questão de confiança, já que o manual é normalmente "o guião do professor", afirmou à agência Lusa o coordenador do estudo, Adalberto Dias de Carvalho.

"A quase totalidade dos pais (97%) considera os manuais escolares importantes para o acompanhamento do trabalho escolar" dos educandos, sendo que destes 60% atribuem "grande importância" a este recurso educativo para tal efeito.

Os autores do trabalho referem também que os manuais escolares favorecem uma maior proximidade entre pais e filhos, "potenciando habitualmente temas de discussão".
Entre os alunos, apenas 5% afirmam nunca consultar as sugestões de livros, filmes e sítios na Internet propostas nos manuais.

"A grande conclusão é que no contexto de uma acelerada evolução dos recursos educativos a que estamos a assistir, designadamente pelos contributos que trazem as tecnologias da informação e comunicação, o manual escolar conserva um lugar primordial entre os instrumentos que os alunos utilizam nas várias idades", afirma o especialista.
Por outro lado, indica, os manuais "não bloqueiam o acesso a outras fontes de informação e formação", uma vez que tanto as crianças e jovens como os pais utilizam indicações fornecidas nos manuais para outras pesquisas.

Os manuais escolares são dos poucos, ou até mesmo os únicos, livros que agregados familiares com maiores dificuldades "veem entrar nas suas casas", sublinha o investigador.
Como principais pontos fracos, os inquiridos apontam dois problemas habituais: o peso do conjunto de manuais que os estudantes têm de transportar regularmente (15,51% das respostas) e o preço dos livros (11,11%).

Dos pais inquiridos, 90% manifestaram ter como prática habitual consultar os manuais escolares, enquanto 95% referiram fazê-lo mais de cinco vezes por ano.

O estudo baseia-se num inquérito online a 552 pessoas, que se pronunciaram através dos sites da CONFAP e do portal da Educação sobre "Os manuais escolares na relação escola-família".

Dos três grupos de inquiridos - encarregados de educação (464), alunos do 1.º e 2.º ciclos (57) e do 3.º ciclo (31) - a percentagem mais elevada pertence aos distritos mais populosos do país.

Aos inquéritos dirigidos aos encarregados de educação, responderam 377 mulheres e 87 homens.

O ORE destaca que a avaliação dos manuais escolares é habitualmente realizada por professores quando da sua adoção nas escolas, por investigadores cujo interesse científico reside neste recurso educativo, pelos autores dos livros e editores e pelo Ministério da Educação, sendo agora envolvidos pais e alunos na apreciação.

Este Observatório é apoiado pela Porto Editora e visa assegurar a recolha, compilação, tratamento, produção e divulgação de informação, bem como promover estudos relativos aos recursos educativos utilizados em Portugal e no estrangeiro.
    • a
    • a
  • comunidade
  • comentar
  • imprimir
Comentários
Inicie sessão ou registe-se gratuitamente para assinar os comentários
  • submeter
  • cancelar
  • visualizar
Não existem comentários. Dê-nos a sua opinião!
 
Para salvaguardar o bom funcionamento deste espaço, todos os comentários são sujeitos a um processo de filtragem e validação editorial, pelo que só serão aceites participações sem linguagem obscena, difamatória, ameaçadora ou caluniosa.

O EDUCARE.PT reserva-se o direito de não validar todos os comentários que não se enquadrem nestes pressupostos e que não se relacionem, única e exclusivamente, com a atualidade educativa.
Recordamos ainda que todas as mensagens são da exclusiva responsabilidade dos participantes, nomeadamente, no que respeita à veracidade dos dados e das informações transmitidas.