Mais de metade dos alunos do 9º ano obteve nota negativa no exame de matemática

Mais de metade dos alunos do nono ano de escolaridade obteve nota negativa no exame de Matemática, enquanto a Português cerca de 87% alcançou uma classificou igual ou superior a 50%, indicou hoje o Ministério da Educação. Nos secundário, a média desceu a Português, Matemáticaa e História e subiu a Filosofia e Geografia.
    • a
    • a
  • comunidade
  • comentar
  • imprimir
“Na prova de Português observa-se que cerca de 87% dos alunos obtiveram uma classificação igual ou superior a 50%, sendo que, na prova de Matemática cerca de 48% dos alunos obtiveram classificação igual ou superior a 50%”, refere uma nota do Ministério da Educação sobre as notas finais dos exames do 9º ano de escolaridade.

Dos 94 524 alunos que realizaram o exame de Matemática, 49 173 obteve uma nota negativa, sendo a média das classificações finais de 47%, segundo o ministério tutelado por Tiago Brandão Rodrigues.

Já a prova de Português foi feita por 93 940 alunos, dos quais 12 372 obteve uma nota negativa, ficando a média das classificações nesta disciplina a 66%.

De acordo com o Ministério da Educação, a média da prova final de Português subiu em oito pontos percentuais em relação a 2017, enquanto a média do exame de Matemática registou uma descida de seis pontos percentuais face ao ano passado.

“Relativamente às taxas de reprovação, a variação relativamente a 2017 é pouco significativa: na disciplina de Português, regista-se uma descida de um ponto percentual, ao invés da disciplina de Matemática, em que se verifica uma subida de um ponto percentual”, indica o Ministério da Educação.

No total, realizaram-se 189.266 provas do terceiro ciclo em 1255 escolas e estiveram envolvidos na classificação 4171 professores.

Exames do secundário: Média desceu a Português, Matemáticaa e História e subiu a Filosofia e Geografia

A média dos exames nacionais do secundário desceu este ano em História e subiu em Filosofia e Geografia, segundo dados do Ministério da Educação hoje divulgados.

As notas das disciplinas de Português e de Matemática desceram na primeira fase dos exames nacionais do ensino secundário face ao ano passado, registando médias de 11 e de 10,9, segundo o Ministério da Educação. Em 2017, a média da nota de exame nacional foi de 11,1 a português e de 11,5 a matemática.

Em História A, a média dos resultados desceu de 10,3 em 2017 para 9,5 este ano, enquanto em Filosofia subiu de 10,7 para 11,1 e de 11 para 11,6 em Geografia.

Entre as 22 disciplinas sujeitas a exame nacional, a que registou um maior número de provas realizadas foi a de Português, com 74 390 provas, logo seguida por Matemática A, com 45 433 provas, Biologia e Geologia, com 44 637 provas, e Física e Química A, com 43 834 provas.

No total, 324 600 provas foram realizadas, menos 7 761 do que em 2017.

As provas foram feitas em 641 escolas portuguesas e foram vigiadas por cerca de 10 000 professores.

A classificá-las estiveram 7684 professores.
    • a
    • a
  • comunidade
  • comentar
  • imprimir
Comentários
Inicie sessão ou registe-se gratuitamente para assinar os comentários
  • submeter
  • cancelar
  • visualizar
Não existem comentários. Dê-nos a sua opinião!
 
Para salvaguardar o bom funcionamento deste espaço, todos os comentários são sujeitos a um processo de filtragem e validação editorial, pelo que só serão aceites participações sem linguagem obscena, difamatória, ameaçadora ou caluniosa.

O EDUCARE.PT reserva-se o direito de não validar todos os comentários que não se enquadrem nestes pressupostos e que não se relacionem, única e exclusivamente, com a atualidade educativa.
Recordamos ainda que todas as mensagens são da exclusiva responsabilidade dos participantes, nomeadamente, no que respeita à veracidade dos dados e das informações transmitidas.