EDUCAÇÃO

O tangram

Este jogo, conhecido no Ocidente desde o início do século XIX, é um puzzle constituído por um quadrado, dois triângulos grandes, um triângulo médio, dois triângulos pequenos e um paralelogramo. Tem inúmeras potencialidades no domínio da Matemática.
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Conta uma antiga lenda que um poderoso homem chinês possuía, na sua coleção de obras de arte, um lindíssimo quadrado de cerâmica. Um dia, pegou nele para melhor o admirar. Eis senão quando, desgraça das desgraças, o objeto lhe escorregou das mãos, partindo-se em sete bocados.

Desesperado, o homem tentou reconstruir o seu quadrado, mas essa tarefa revelou-se muito difícil. Contudo, e enquanto ensaiava as mais variadas tentativas, o homem acabou por descobrir que podia fazer maravilhosas figuras com as suas sete peças. Fez ainda várias outras descobertas acerca delas. Assim nasceu o tangram.

Este jogo, conhecido no Ocidente desde o início do século XIX, é um puzzle constituído por um quadrado, dois triângulos grandes, um triângulo médio, dois triângulos pequenos e um paralelogramo. Encontra-se facilmente à venda e pode ser utilizado quer na escola quer em casa. Tem inúmeras potencialidades no domínio da Matemática. Eis algumas delas:

- permite o trabalho cooperativo entre várias crianças;

- fomenta o desenvolvimento de competências na resolução de problemas, tais como: comparar, visualizar mentalmente o todo, verificar uma hipótese;

- promove o conhecimento de várias figuras geométricas e os seus atributos.

Seguem-se algumas sugestões de atividades:

1. Construção do quadrado
Com as sete peças, constrói um quadrado.

2. Construção de formas
Juntamente com o tangram, costumam vir sugestões de vários desenhos para construção. Podem ser animais, objetos, pessoas ou simplesmente figuras geométricas. Tenta fazê-los.




3. Construção de figuras geométricas a partir de dois triângulos
Procura construir o maior número possível de diferentes figuras geométricas, a partir de dois triângulos geometricamente iguais. Estes deverão estar encostados por lados geometricamente iguais.
Solução: Podes obter um quadrado, um triângulo e um paralelogramo.

4. Medindo a amplitude de ângulos
Usando o quadrado, procura as peças com um ângulo reto. Usa as peças para provar que os restantes ângulos medem 45 graus ou 135 graus.

5. Áreas
Determina a área de cada uma das figuras do tangram, usando como medida da área o triângulo mais pequeno.

6. Criação de puzzles
Cria figuras com as peças do tangram. Desenha-as num papel. Propõe aos teus amigos que as tentem construir.

O tangram é um jogo que pode ser utilizado em diferentes idades, com objetivos diferente, de acordo com os conhecimentos das crianças e dos jovens. Permite a execução de inúmeras atividades. O que é preciso é criatividade e o tangram pode, também, ajudar a desenvolvê-la.

Bibliografia:
TROWELL, J. (ed.) (1990). Projects to enrich school mathematics.USA. National Council of Teachers of Mathematics

Armanda ZenhasMestre em Educação, área de especialização em Formação Psicológica de Professores, pela Universidade do Minho. É licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, nas variantes de Estudos Portugueses e Ingleses e de Estudos Ingleses e Alemães, e concluiu o curso do Magistério Primário (Porto). É PQA do grupo 220 no agrupamento de Escolas Eng. Fernando Pinto de Oliveira e autora de livros na área da educação. É também mãe de dois filhos.
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A informação aqui apresentada não substitui a consulta de um médico ou de um profissional especializado.
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