VisioKids: aventuras com Ciência

Atómico, Vita, Bit, Cassiopeia e Cósmico são cinco personagens que contam histórias sobre Ciência na série televisiva de animação VisioKids.
    • a
    • a
  • comunidade
  • comentar
  • imprimir

Cassiopeia sabe tudo sobre piolhos, mas jura que não os tem na cabeça. Bit é capaz de achar mais piada à fotografia de um cato pondo-lhe um cachecol e um chapéu com um programa de desenho. O Cósmico prefere desenhar fatos espaciais resistentes às radiações. O Atómico prefere ensinar os amigos a fazer pão. Vita gosta de falar sobre o sistema de circulação do sangue.
Cada personagem é especialista numa área do conhecimento. Atómico é o perito em matéria e energia. A paixão da Vita é o corpo humano. Quem percebe de informática e novas tecnologias é o Bit. Cassiopeia é amante da terra e da natureza. O interesse do Cósmico é o Univedarso e a astronomia.

“O conceito da série passa pela desmistificação da ciência, através da criação de situações e diálogos em torno de assuntos científicos e tecnológicos relacionados com o quotidiano familiar”, resume Carla Barros, responsável pelo Marketing e Comunicação do Visionarium.

De dentro para fora do ecrã, há correspondência dos personagens com as cinco áreas fulcrais da ciência - a saber Terra, Vida, Matéria, Universo e Informação - que são também as áreas temáticas da exposição permanente do Centro de Ciência do Europarque, localizado em Santa Maria da Feira.

As aventuras decorrem em cenários como o laboratório, como o jardim ou o sótão e “em cada episódio é apresentada uma solução para um problema real através da Ciência”, concretiza Jorge Ribeiro, responsável pela realização dos VisioKids. Os argumentos das histórias mostram como o conhecimento científico pode ser útil no dia a dia, com diálogos carregados de humor e boa disposição. Uma tónica que não negligencia o rigor concedido aos conteúdos revistos e validados cientificamente pela Universidade do Porto.

Ao todo são 65 episódios, com duração de um minuto e meio exibidos no espaço de programação infantil ZIG-ZAG, da RPT2.

Apesar de ser a primeira produção televisiva da Insizium, uma empresa de tecnologias interativas baseadas na realidade virtual, João Vieira, administrador da Insizium e produtor da série, garante que não será a última. “Neste momento faz todo o sentido, depois de termos criado esta equipa, continuar a trabalhar nesta área.”

Os moldes em que se fará essa continuação ainda estão a ser discutidos entre produtor e realizador, mas João Vieira arrisca que tanto poderão ser novos episódios dos VisioKids, como outras produções. Para já a aposta faz-se na internacionalização do que está feito: “Apresentámos a série nos EUA e foi muito bem acolhida.”

A edição dos episódios já exibidos em DVD “poderá ser outro meio de divulgação da série a considerar”, adianta Jorge Ribeiro. Sobretudo porque a reação do público aos VisioKids “tem sido bastante positiva”, ainda que “não haja muito a consciência de que se consegue fazer um produto com tanta qualidade em Portugal”, confidencia.
    • a
    • a
  • comunidade
  • comentar
  • imprimir
Comentários
Inicie sessão ou registe-se gratuitamente para assinar os comentários
  • submeter
  • cancelar
  • visualizar
DVD
Mil@
Já procurei no site da Fnac e não encontro o DVD. Podem-me indicar o local de compra. Obrigada
30-01-2014
 
Para salvaguardar o bom funcionamento deste espaço, todos os comentários são sujeitos a um processo de filtragem e validação editorial, pelo que só serão aceites participações sem linguagem obscena, difamatória, ameaçadora ou caluniosa.

O EDUCARE.PT reserva-se o direito de não validar todos os comentários que não se enquadrem nestes pressupostos e que não se relacionem, única e exclusivamente, com a atualidade educativa.
Recordamos ainda que todas as mensagens são da exclusiva responsabilidade dos participantes, nomeadamente, no que respeita à veracidade dos dados e das informações transmitidas.