O novo Sitiodosmiudos.pt

A partir de hoje, os mais pequenos encontram em www.sitiodosmiudos.pt um novo espaço de entretenimento. Mas não só. Dando continuidade a um projeto que procura conciliar a diversão com a aprendizagem, dois sites fundem-se num só para dar lugar ao maior espaço do género em português.
    • a
    • a
  • comunidade
  • comentar
  • imprimir

Aprender a ler, desenhar, pintar, ouvir histórias ou jogar jogos pedagógicos, são apenas algumas das muitas e variadas propostas lúdico-educativas que o novo Sitiodosmiudos.pt( www.sitiodosmiudos.pt) apresenta para os mais novos. O projeto, que foi apresentado durante esta manhã em Lisboa, resulta da fusão dos sites Clickin.pte Sitiodosmiudos.pt,num processo que decorre desde há vários meses e envolve uma equipa de colaboradores do Centro Multimédia da Porto Editora e José Nascimento Ribeiro, autor e editor do antigo Sítio dos Miúdos, o primeiro site português exclusivamente dedicado às crianças e à realidade educativa nacional.

Segundo os mentores deste projeto, a aposta centrou-se na "evolução no sentido de uma cada vez maior adequação aos interesses das crianças e dos educadores", tendo em conta que "a Internet promove a interatividade entre o utilizador e os conteúdos, beneficiando de uma força persuasiva especial que estimula uma postura ativa e participativa por parte das crianças". Além de se evidenciar a intenção de promover a participação de pais e professores nas atividades propostas, no novo Sitiodosmiudos.pt há a preocupação de que a utilização das novas tecnologias por parte das crianças se revele pedagogicamente adequada.

Propostas lúdico-educativas para todas as idades

O novo Sitiodosmiudos.ptvai apresentar a mesma estrutura do Clickin.pt,assente em três áreas fundamentais: Mini Click, Planeta Click e Super Click, cada uma correspondendo a diferentes estádios de aprendizagem.

O Mini Click está orientado para crianças com idades até aos 8 anos e foi desenvolvido a pensar naqueles que ainda não sabem ler, sendo a ênfase colocada na locução e na animação. O Planeta Click dirige-se a crianças dos 8 aos 10 anos e tem como objetivo criar e consolidar o gosto por áreas como a leitura, o desporto e o meio ambiente. O Super Click aponta para idades superiores a 10 anos e procura promover uma maior autonomia na descoberta da informação.

De entre as novas áreas agora disponíveis, merece especial referência a área Pais & Educadores,com sugestões de eventos, atividades culturais e/ou educativas, recursos multimédia, sites e livros para usufruto dos mais pequenos. Quinzenalmente, e especialmente para os educadores, são também publicados artigos sobre temas que vão da educação à nutrição, passando também pela psicologia e pediatria. O Jornalinhoé outra das principais novidades. O espaço nasceu para dar visibilidade aos projetos de todas as escolas do país. Qualquer estabelecimento de ensino pode agora partilhar as notícias da sua escola enviando-as para publicação neste espaço.

Por fim, recomenda-se uma passagem pelo Brincar & Aprender,onde se procura despertar a curiosidade das crianças para os fenómenos da Ciência. Há propostas para a realização de experiências simples, devidamente acompanhadas de instruções, regras de segurança, materiais de apoio à experiência para imprimir (relatórios e pequenos testes) e um glossário com conceitos científicos básicos. Altamente recomendável para todos os que gostam de Ciência - e para todos os que não gostam também, porque rapidamente lhe irão descobrir o gosto depois de experimentar algumas destas propostas...

    • a
    • a
  • comunidade
  • comentar
  • imprimir
Comentários
Inicie sessão ou registe-se gratuitamente para assinar os comentários
  • submeter
  • cancelar
  • visualizar
Não existem comentários seja o primeiro!