A fricção das novas tecnologias

Lousada assinala o Dia Por Uma Internet Mais Segura com ações de sensibilização abertas a toda a comunidade educativa. Vantagens e desvantagens das tecnologias e da era digital em análise durante três dias.
    • a
    • a
  • comunidade
  • comentar
  • imprimir
“Marca a Diferença: Unidos por uma Internet Melhor” é o lema escolhido para, este ano, assinalar o Dia Por Uma Internet Mais Segura, no dia 7 de fevereiro. Lousada não quer que a data passe em branco e o assunto vai ser abordado e detalhado durante três dias, em 7, 9 e 10 deste mês. São sete ações de sensibilização destinadas a 1535 estudantes do 7.º ao 12.º anos, professores, pais, encarregados de educação e restante comunidade educativa.

Quando o tema são novas tecnologias, há muitas áreas a abordar, a espremer. Os alunos ouvirão falar de fatores que podem afetar positiva e negativamente a pegada digital dos utilizadores da Internet, sobretudo quando é manuseada por crianças e jovens. Para professores, pais, encarregados de educação e comunidade educativa, há uma sessão para analisar a fricção gerada pelas novas tecnologias, os benefícios resultantes da sua utilização, riscos a que os seus utilizadores estão expostos, erros mais comuns em termos de segurança e soluções para contornar esses problemas.

Para tratar destes temas, a Associação de Pais da Escola Secundária de Lousada (APESL) convidou Tito de Morais, fundador do Projeto MiudosSegurosNa.Net, que surgiu para promover a utilização ética, responsável e segura das tecnologias de informação e comunicação por parte dos mais jovens. “Desta forma, a APESL dá o seu contributo para a prevenção dos riscos a que as crianças e os jovens de Lousada podem estar expostos através da Internet, fazendo a diferença por uma Internet melhor para todos”, refere Manuel Mendes, presidente da APESL.

As sessões destinadas aos alunos têm lugar nos dias 7, 9 e 10, pelas 10h15 e 15h20 no auditório da Escola Secundária de Lousada. No dia 10, pelas 21h15, há uma sessão aberta a toda a comunidade educativa. A iniciativa conta com o apoio do Agrupamento de Escolas de Lousada e da Escola Secundária de Lousada.

O Projeto MiudosSegurosNa.Net debruça-se sobre as oportunidades e os benefícios que as tecnologias de informação e comunicação têm para oferecer e discute esses temas com famílias, escolas, comunidades. Nunca esquecendo que os perigos associados à utilização da Internet por crianças e jovens relacionam-se com conteúdos impróprios, legais ou ilegais; com contactos por parte de pessoas mal-intencionadas; com práticas comerciais e publicitárias não éticas; com comportamentos irresponsáveis ou compulsivos pelo uso excessivo da tecnologia; entre outros fatores.
    • a
    • a
  • comunidade
  • comentar
  • imprimir
Comentários
Inicie sessão ou registe-se gratuitamente para assinar os comentários
  • submeter
  • cancelar
  • visualizar
Não existem comentários. Dê-nos a sua opinião!
 
Para salvaguardar o bom funcionamento deste espaço, todos os comentários são sujeitos a um processo de filtragem e validação editorial, pelo que só serão aceites participações sem linguagem obscena, difamatória, ameaçadora ou caluniosa.

O EDUCARE.PT reserva-se o direito de não validar todos os comentários que não se enquadrem nestes pressupostos e que não se relacionem, única e exclusivamente, com a atualidade educativa.
Recordamos ainda que todas as mensagens são da exclusiva responsabilidade dos participantes, nomeadamente, no que respeita à veracidade dos dados e das informações transmitidas.