Os alunos também podem inspirar professores

Projeto que valoriza a missão social de quem ensina envolve alunos do Secundário que podem partilhar ideias, fazer vídeos, escrever cartas. Inspira o Teu Professor é um projeto das Mentes Empreendedoras.
    • a
    • a
  • comunidade
  • comentar
  • imprimir
Cinco razões que tornam uma aula espetacular. Cinco motivos para um professor sair da cama todas as manhãs. Num dia, quantas horas são vividas em família e quantas são passadas na escola, com os professores. O ponto de partida é por aqui e a voz é dada aos alunos. Em sessões de 90 minutos, estudantes do Ensino Secundário têm oportunidade de pensar sobre a importância de quem ensina, partilhar ideias e experiências, produzir conteúdos para agradecer e inspirar professores. Pode ser um vídeo, uma carta, um simples agradecimento. Tudo conta, tudo é precioso para agradecer e inspirar.

Inspira o Teu Professor é o nome deste projeto que dá palco aos alunos e a máxima atenção à missão dos docentes. É o mais recente projeto das Mentes Empreendedoras, associação que vai às escolas inspirar e apoiar jovens a concretizar ideias, e que foi destacado como um dos 100 melhores projetos candidatos no programa da Coca-Cola “Shaping a Better Future”.

Os vídeos feitos pelos alunos são colocados no site Mentes Empreendedoras, as imagens vão para o Facebook e as cartas circulam pelas escolas. A voz é dada aos alunos e a ideia é que as mensagens cheguem aos professores, aos pais e que saltem os portões das escolas. “Os objetivos passam por mostrar aos alunos a importância dos professores e ajudar a desenvolver a compreensão do impacto destes na realidade e vida dos alunos – empreendedorismo social para impactar a vida dos jovens desde cedo”. O projeto arrancou em 2015 em seis escolas e este ano abrangerá dezenas de estabelecimentos de ensino e será replicado em algumas capitais europeias. Hoje, 25 de janeiro, a iniciativa arranca oficialmente, em parceria com a Global Shapers Community, e durante este ano letivo deverá chegar diretamente a 1500 alunos. “A ideia é que, através da sensibilização para a importância dos professores, os alunos possam transmitir esta mensagem para os seus pais e para a sociedade”.

Os professores influenciam os alunos. Podem mudar vidas. E o sucesso escolar ganha com isso. Está tudo ligado. Professor reconhecido é professor motivado. Professor motivado é professor que cativa mais os alunos. Alunos motivados são alunos recetivos a aprender. Professor reconhecido pelos pais é professor motivado para apoiar e ajudar na missão de educar. Neste longo caminho da aprendizagem, os professores têm um enorme impacto. E aqui também se pode falar na diminuição do abandono escolar. Portugal tinha, em 2014, uma taxa de abandono escolar precoce de educação e formação de 17,4%. Nesta área, a União Europeia tem 10% como meta em 2020.   

Afonso Reis, economista, professor na Universidade Nova de Lisboa, esteve, nos últimos dias, no Forum Económico Mundial, em Davos, na Suíça, como representante português da Global Shapers Community, comunidade que junta jovens empreendedores por todo o mundo, na área da Educação. Dominar a Quarta Revolução Industrial foi o tema em análise no Forum que contou com mais de 2500 líderes e empresários de todo o mundo. Afonso Reis, autor do Inspira o Teu Professor, foi o primeiro português a ser nomeado um Global Shaper. É professor da disciplina Managing Impactful Projects na Nova SBE, passou pela Fundação Aga Khan, pela OCDE – Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico e pelas Nações Unidas, onde trabalhou em políticas públicas com foco na educação e na empregabilidade. É CEO e fundador das Mentes Empreendoras que assume como missão “criar uma geração de líderes capazes de melhorar a sua comunidade e de se transformarem a si próprios”. O Inspira o Teu Professor também caminha por aí. 
    • a
    • a
  • comunidade
  • comentar
  • imprimir
Comentários
Inicie sessão ou registe-se gratuitamente para assinar os comentários
  • submeter
  • cancelar
  • visualizar
Não existem comentários. Dê-nos a sua opinião!
 
Para salvaguardar o bom funcionamento deste espaço, todos os comentários são sujeitos a um processo de filtragem e validação editorial, pelo que só serão aceites participações sem linguagem obscena, difamatória, ameaçadora ou caluniosa.

O EDUCARE.PT reserva-se o direito de não validar todos os comentários que não se enquadrem nestes pressupostos e que não se relacionem, única e exclusivamente, com a atualidade educativa.
Recordamos ainda que todas as mensagens são da exclusiva responsabilidade dos participantes, nomeadamente, no que respeita à veracidade dos dados e das informações transmitidas.