O Portal da Educação
Segunda-feira, 6 de Setembro de 2010
arquivo | registo | faça do educare a sua homepage pesquisar
Psicologia
Adriana Campos Licenciada em Psicologia, pela Universidade do Porto, na área de Consulta Psicológica de Jovens e Adultos, e mestre em Psicologia Escolar. Concluiu vários cursos de especialização na área da Psicologia, entre os quais um curso de pós-graduação em Psicopatologia do Desenvolvimento, na UCAE. Actualmente, é psicóloga na escola E B 2/3 de Leça da Palmeira, para além de dinamizar acções de formação em diversas áreas.
A importância das tecnologias da informação e comunicação
Adriana Campos| 2010-05-12
O uso das novas tecnologias de informação e comunicação no contexto da sala de aula pode evitar aquilo que mais desgasta o pessoal docente: a falta de motivação dos seus alunos!
Numa conversa recente, alguém que trabalha diariamente com alunos afirmava: "De novas tecnologias não percebo nada." A este comentário, impulsivamente, respondi: "Se não percebes, tens de perceber!". A forma como esta conversa prosseguiu não é para aqui importante, o que é fundamental é reflectir no porquê de, nos dias de hoje, ser indispensável a existência de uma relação íntima entre a escola e as tecnologias da informação e comunicação (TIC).
Ao longo da História da Humanidade, há múltiplos exemplos que provam que a possibilidade de ter acesso rápido à informação é, do ponto de vista teórico, uma possibilidade de ter poder. Acredita-se hoje que o segredo das vitórias napoleónicas por toda a Europa se deveu à rapidez com que a informação circulava entre todos os envolvidos nas batalhas, graças a um sistema portátil de comunicação, por sinais visuais, que Napoleão tinha aperfeiçoado. Na guerra civil americana, sistemas parecidos foram também utilizados, com elevado sucesso. Quer queiramos quer não, a electricidade e a velocidade de acesso à informação passaram a ser indicadores fundamentais do desenvolvimento da sociedade.

Como podemos nós formar cidadãos responsáveis, críticos, criadores e transformadores da sociedade, se a educação não se adaptar às grandes mutações sociais, culturais e económicas criadas pela eclosão das novas tecnologias? A educação tradicional está, sem dúvida, cada vez mais divorciada das necessidades reais dos seus destinatários, na medida em que as economias transitaram de lógicas industriais para lógicas do saber. Uma vez que o mercado de trabalho necessita de mão-de-obra cada vez mais especializada no manejo dos sistemas de informação e de comunicação, é obrigação dos sistemas educativos atender a tal exigência, sob pena de ficarem totalmente obsoletos!

O uso das novas tecnologias de informação e comunicação no contexto da sala de aula pode evitar aquilo que mais desgasta o pessoal docente: a falta de motivação dos seus alunos! Na verdade, todos sabemos que muitas vezes os assuntos abordados nas aulas não despertam interesse porque são apresentados de maneira muito formal e rígida, não deixando espaço ao trabalho autónomo ou de grupo, ao levantamento de hipóteses, à exploração. As novas tecnologias permitem que os alunos aprendam fazendo coisas, em vez de aprenderem ouvindo dizer como é que as coisas devem ser feitas.

Note-se que a introdução das TIC no contexto escolar não tem sido fácil, não só porque existem sérios obstáculos em termos de espaço e funcionamento, mas também porque é exigido ao professor que repense e reorganize as suas estratégias. Enquanto no passado o professor detinha a autoridade da informação, com o novo sistema de ensino a sua autoridade passa a ser desafiada. Os alunos passam a ter a capacidade de procurar informação sobre vários assuntos, sendo, por isso, mais críticos e criativos! Este facto gera, por vezes, ansiedade e insegurança no pessoal docente! Estes sentimentos só poderão ser atenuados mediante a realização de mais formação neste âmbito e com a interiorização por parte dos professores da noção de que a era do "professor sábio" já faz parte do passado.

Num mundo em que a informação abunda, o professor desempenha um papel determinante no sentido de ajudar os alunos a separarem o "trigo do joio", dado que ter acesso à informação não significa saber usá-la. Ajudar os alunos a perceber que muita da informação facilmente disponível não interessa, é ruído ou até enganosa, é algo fundamental nos dias de hoje.

Face ao exposto, poder-se-á concluir que na escola actual a não utilização das TIC é algo incompatível com as necessidades reais da sociedade moderna.


Partilhar
Bookmark and Share
ARTIGOS MAIS RECENTES
Como fazer um bom aluno? (Parte I)2010-09-01
Toxicodependência: o melhor é prevenir!2010-08-18
Onde está o meu pai?2010-08-04
Escolha profissional2010-07-21
Ceder ou não ceder?2010-07-07
Bulimia Nervosa2010-06-23
Sobredotados (continuação) 2010-06-09
Sobredotados 2010-05-26
"Autoritarismo" nas crianças 2010-04-28
Violência no namoro2010-04-14
Falta de tempo 2010-03-31
O poder da relação 2010-03-17
Turmas barulhentas2010-03-03
Nasceu o meu irmão 2010-02-17
Terapia de reconversão de homossexuais2010-02-03
Depressão na adolescência 2010-01-20
Adopção por homossexuais2010-01-05
Masturbação na infância2009-12-23
Adolescência, sinónimo de mudança 2009-12-09
O EDUCARE.PT acredita na responsabilidade e civismo dos seus utilizadores.
Alguns comentários poderão ser sujeitos a um processo de verificação, pelo que só serão publicados após a respectiva validação. Reservamo-nos o direito de remover todos os comentários que não são considerados pertinentes para a matéria em análise na notícia/artigo em questão, bem como todos aqueles que não se encontrem devidamente identificados e/ou que apresentem linguagem imprópria.
Não é permitida a difusão de produtos ou actividades considerados irrelevantes para a matéria em análise.
Lembramos ainda que todas as mensagens são da exclusiva responsabilidade dos participantes, especialmente no que diz respeito à veracidade dos dados e das informações transmitidas.

A informação aqui apresentada não substitui a consulta de um médico ou de um profissional especializado.
COMENTARARQUIVARIMPRIMIRENVIARSUGESTÃO
Publicidade
registo | newsletters
Termos e condições de acesso | Estatuto Editorial
Publicação diária | Nº registo do GMCS: 123727 | Director: Rui Almeida Pacheco
Propriedade: Porto Editora, Lda. | CRC PORTO e NIPC: 500 221 103 | Soc. por Quotas | Cap. Soc. EUR 1.400.000

Rua da Restauração, 365, 4099-023 Porto | Tel.: 22 608 83 26 | Fax: 22 608 83 27
E-mail: assistente@educare.pt
 

Actualidade | Opinião | Fóruns | Agenda | Legislacao | Outras Informações | EducareTV
RSS Twitter Facebook YouTube