 |
 |
 |
| Férias à porta |
| Sara R. Oliveira| 2010-06-16 |
|
|
|
| Opções para ocupar as férias de Verão de crianças e jovens multiplicam-se pelo país. De norte a sul, é possível fazer sabonetes, reciclar música, construir mobiles com plantas aromáticas ou confeccionar gelado de azoto e esparguete de groselha. Actividades para todos os gostos. |
 |
Férias à porta, calendários traçados, actividades definidas. Durante as férias de Verão, os tempos livres de crianças e jovens podem ser preenchidos de diversas formas. Há mil e uma propostas nas agendas de várias instituições. Basta consultar os programas, escolher as opções mais adequadas, tratar das inscrições e deixar a criatividade por conta dos mais novos.
No Centro de Ciência Viva de Bragança [273 313169] as oficinas de Verão destinam-se a crianças dos 5 aos 10 anos e realizam-se de 21 de Junho a 2 de Julho das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30. Os mais pequenos têm muito com que se entreter. A hora da brincadeira abre os dias e no programa há vários ateliers, nos quais é possível construir um tear, fabricar sabonetes, reciclar espantalhos ou ainda pintar o que a imaginação quiser com tintas naturais.
A Fundação de Serralves [22 6156590], no Porto, volta a abrir as portas neste Verão com múltiplas actividades que pretendem desenvolver a criatividade, expressões artísticas e a experiência de trabalho em equipa. De 5 de Julho a 10 de Setembro, das 9h30 às 12h30 e das 14h00 às 17h00, os mais novos, dos 4 aos 12 anos, têm vários desafios pela frente. Música reciclada destina-se ao grupo dos 4 aos 6 anos e pretende espicaçar os ouvidos para a descoberta de novos sons e ritmos inesperados. Arames, chapas, cartões e outros materiais servem para construir máquinas lúdicas que transportam o imaginário para o mundo real. Proposta para quem tem entre 6 e 9 anos. Dos nove aos 12, há uma oficina que se chama geometria das plantas. Aqui as plantas do parque de Serralves serão analisadas à lupa para reinventar um universo de novas e estranhas espécies. Estas são algumas propostas de Serralves.
A biodiversidade é uma palavra bem conhecida no Parque Biológico de Vila Nova de Gaia [22 7878120], que volta a colocar as oficinas de Verão no seu programa para quem tem entre 6 e 15 anos. De 12 a 16 de Julho e de 26 a 30 de Julho, os participantes podem ajudar a alimentar os animais do parque, conhecer de perto a fauna e flora do espaço, fazer um pudim de chocolate ou construir mobiles com fios de seda, papel, folhas e plantas aromáticas. De 9 a 13 de Agosto, de 23 a 27 de Agosto e de 30 de Agosto a 3 de Setembro, é possível partir à procura de tesouros, impedir que o chocolate derreta, entrar no jogo dos sentidos e ainda criar moldes com folhas de árvores.
O mexilhão, o ouriço, a estrela-do-mar e algas coloridas estão no programa das oficinas de Verão do Visionarium - Centro de Ciência do Europarque [256 370607], em Santa Maria da Feira. Nas duas últimas semanas de Julho, durante Agosto e de 3 a 17 de Setembro, excluindo fins-de-semana, crianças dos 6 aos 12 anos podem descobrir dados curiosos num espaço dedicado à ciência. O mundo marinho, os sentidos e o porquê das cócegas estarão no centro das atenções. Mas não é tudo. Os mistérios das reacções químicas, a gastronomia molecular com esparguete de groselha ou gelado de azoto, e um peddy-papper ecológico também entram no menu de Verão do Visionarium.
O Museu de Santa Maria de Lamas [22 7442287], em Santa Maria da Feira, tem seis oficinas para crianças, jovens e até mesmo seniores. De 21 de Junho a 13 de Agosto, de segunda a sexta-feira das 10h00 às 12h00 ou das 14h30 às 16h30, os participantes podem reutilizar rolhas de cortiça, criar fantoches, pintar com o nariz ou ainda dar novas utilidades a garrafas de plástico. Há mais. O espaço museológico convida a recriar instrumentos musicais tipicamente portugueses e a imprimir sensações da estação mais quente do ano.
O Museu da Chapelaria em São João da Madeira [256 201680] tem um palco montado para estas férias. Música, teatro e artes plásticas são as sugestões para crianças e jovens dos 6 aos 14 anos. Cada participante pode candidatar-se ao papel principal e o espectáculo preparado será apresentado no final das iniciativas que começam a 21 de Junho e terminam a 4 de Julho. As actividades encerram com um acampamento no museu onde os chapéus são reis e senhores.
No Oceanário de Lisboa [21 8917002] as férias são debaixo de água, pois claro. De 28 de Junho a 10 de Setembro, excepto fins-de-semana e feriados, das 9h00 às 18h00, os pequenos mergulhadores dos 4 aos 12 anos podem descobrir os mistérios dos oceanos e percorrer os espaços do Oceanário. Actividades lúdicas e pedagógicas durante dez dias temáticos, com aulas de canoagem, passeios de teleférico e uma viagem aos oceanos gelados. O Atlântico e o Pacífico não ficam de fora deste roteiro de Verão.
A Fundação Calouste Gulbenkian [21 7823800] já tem a forma traçada para que os mais pequenos possam aproveitar as férias de Verão. Artes plásticas, fotografia, música para várias faixas etárias. Os mais novos, dos 4 aos 6 anos, têm à disposição a oficina Dançar as Palavras, Inventar as Imagens de 19 de Julho a 23 de Julho, das 14h30 às 17h30 e de 30 de Agosto a 3 de Setembro no mesmo horário. Os participantes são convidados a explorar as imagens de vídeo de Vasco Araújo e Javier Tellez e as palavras desenhadas por Ana Vidigal. Daniel Melim e Nuno Palha orientam a oficina Fotografias Musicais para meninos e meninas dos 7 aos 11 anos que terão a tarefa de registar alguns conceitos abordados na exposição Mais que a Vida. De 9 a 13 de Agosto, das 10h00 às 13h00, e de 23 a 27 de Agosto no mesmo horário. As mesmas faixas etárias podem participar na oficina de artes plásticas e construção de objectos Respigadores de Arte que quer dar novos usos e importâncias a objectos, entre 28 de Junho e 2 de Julho das 10h00 às 13h00 e de 23 a 27 de Agosto entre as 14h30 e as 17h30. Há mais propostas na agenda da Gulbenkian.
O Centro Cultural de Belém [21 3612899], em Lisboa, tem artes nas férias deste Verão de 21 de Junho a 2 de Julho. Os participantes podem criar documentos teatrais baseados na obra Sonho de uma Noite de Verão de William Shakespeare. Mas há mais. Ser(es) Fantástico(s) é uma das propostas de uma oficina dedicada à expressão corporal e musical que desafia a despertar seres fantásticos nunca antes vistos. Enganar a História é outra sugestão para pregar partidas às personagens e trocar o pai pelo filho ou mudar os lugares de sítio. Na oficina Sonhos de Papel e Tudo é possível sonhar acordado e percorrer uma memória que nunca existiu.
Actividades para sensibilizar os mais pequenos para as diferentes culturas orientais através das colecções do museu. O Museu do Oriente [21 3585200], em Lisboa, tem várias ideias em mente. Como jogos japoneses e brinquedos criados e pintados pelos participantes para que conheçam o país habitado por Kamis e Buda. De 21 a 23 de Junho e entre 2 e 4 de Agosto. A 24 e 25 de Junho e a 5 e 6 de Agosto, é possível descobrir quem é Giacomo Puccini, o compositor italiano que de se deixou fascinar pelo exotismo do Oriente. E recua-se ao passado para conhecer a grande muralha da China, a cidade proibida e para entrar no império do Grande Ming a 1 e 2 de Julho e a 12 e 13 de Agosto. O programa tem mais opções para explorar.
O Centro de Artes de Sines [269 860080] volta a ocupar os tempos dos mais novos durante o Verão. De 21 de Junho a 2 de Julho, das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h00, crianças dos 6 aos 12 anos, podem experimentar várias áreas de expressões artísticas e perceber que é possível recuperar tradições regionais. Cidade, campo e praia são os cenários escolhidos.
O programa Ciência Viva no Verão [21 8985020] está a ultimar a edição deste ano. De 15 de Julho a 15 de Setembro, haverá muitas actividades para descobrir a ciência sob vários ângulos e perspectivas, com o apoio de especialistas na matéria.
Partilhar
|
| |
| Reportagens mais recentes |
|
|
 |
|
O EDUCARE.PT acredita na responsabilidade e civismo dos seus utilizadores. Alguns comentários poderão ser sujeitos a um processo de verificação, pelo que só serão publicados após a respectiva validação. Reservamo-nos o direito de remover todos os comentários que não forem considerados pertinentes para a matéria em análise, bem como todos aqueles que não se encontrem devidamente identificados e/ou que apresentem linguagem imprópria. Não é permitida a difusão de produtos ou actividades considerados irrelevantes para a matéria em análise. Lembramos ainda que todas as mensagens são da exclusiva responsabilidade dos participantes, especialmente no que diz respeito à veracidade dos dados e das informações transmitidas.
|
|