O Portal da Educação
arquivo | registo | faça do educare a sua homepage pesquisar
Início Atualidade Opinião Fóruns Agenda Legislação Outras informações Educare TV
Notícias
Dia de luta nacional mobiliza milhares de estudantes
Lusa / EDUCARE | 2010-02-04
Partilhar:
Milhares de estudantes dos Ensinos Básico e Secundário manifestaram-se hoje por todo o país para contestar o novo estatuto do aluno e a implementação efetiva da educação sexual.
Em Lisboa, cerca de 400 alunos de 10 escolas concentraram-se na Praça do Saldanha, dirigindo-se depois para o Ministério da Educação, em manifestação. Os estudantes chegaram à 5 de outubro gritando palavras de ordem como "mais do mesmo não" e "a luta continua, os alunos estão na rua".

Em Almada, onde os protestos estudantis têm habitualmente grande adesão, cerca de mil alunos reuniram-se frente aos paços do concelho, levando o vereador da Educação, António Matos (CDU), a considerar tratar-se de "uma das maiores concentrações ocorridas nas últimas manifestações".

Perto de 300 alunos de Évora, pertencentes a três escolas secundárias, manifestaram-se pelas ruas da cidade, sempre sob o olhar atento dos elementos da PSP, e dirigiram-se ao Governo Civil, onde entregaram um documento com as reivindicações.

"As aulas de educação sexual são uma das exigências cruciais, porque estão na lei há muitos anos e nunca foram implementadas", disse à agência Lusa o porta-voz dos alunos, Ivo Biléu, enquanto colegas cantavam: "Estudantes unidos jamais serão vencidos".

No distrito de Coimbra, os portões da Secundária de Arganil encontravam-se fechados a cadeado ao início da manhã, sendo reabertos cerca das 08:30 pelos bombeiros, segundo fonte da GNR. Na altura, algumas dezenas de estudantes manifestavam-se pacificamente à entrada da escola.

Na cidade de Coimbra, cerca de uma centena de estudantes manifestaram-se na Praça 8 de maio, de onde desfilaram até ao Governo Civil. O presidente da Associação de Estudantes da Secundária Avelar Brotero lamentou que na sua escola, atualmente em obras, existam apenas quatro casas de banho para mais de dois mil alunos. "Estou numa turma de 38 alunos, há salas onde não cabemos todos", queixou-se por seu lado Inês Relvas, da mesma escola.

Cerca de 300 alunos da Secundária de Seia fecharam a escola a cadeado e manifestaram-se no centro da cidade, tendo sido recebidos pelo presidente da Câmara, disse Francisco Cruz, da associação de estudantes. João Brás, diretor da escola, disse à Lusa que a ação decorreu "de forma ordeira".

Cerca de 700 alunos reuniram-se em frente ao Governo Civil de Viseu, outros 300 estudantes manifestaram-se em Faro, enquanto no Porto cerca de 150 alunos de sete escolas concentraram-se frente à Câmara Municipal.
"Não à repressão, liberdade de expressão", "exames nacionais não", "chega de mais do mesmo", "é essencial educação sexual", "Sócrates escuta, estudantes estão em luta" e "não, não às aulas de substituição" foram algumas das frases gritadas nos vários protestos.

Com este dia de luta nacional, promovido pela Delegação Nacional das Associações de Estudantes do Ensino Secundário e Básico (DNAEESB), os alunos exigem mais investimento nas escolas, o fim dos exames nacionais e da figura dos diretores e reivindicam a "efetiva aplicação" da educação sexual e um estatuto do aluno "inclusivo".

"Uma das nossas lutas prende-se também com os impedimentos dos conselhos diretivos de realização das reuniões gerais de alunos. Existe também muita tentativa de intervenção dos conselhos no movimento associativo, além de se intrometerem nos processos eleitorais", afirmou Rita Santos, da DNAEESB, acusando algumas direções de impedirem alunos de participar em manifestações.
Notícias mais recentes
Uma reforma para despedir professores? 2012-02-10
BE contra "mesquinhez" por trás de fecho de centros2012-02-10
Progressões de professores anteriores a janeiro de 2011 serão regularizadas 2012-02-10
“Vai ver se estou online!”2012-02-08
Debate sobre revisão curricular prossegue no Parlamento2012-02-08
Não se pode aprender de estômago vazio 2012-02-06
Novas Oportunidades: e depois de agosto? 2012-02-03
30% dos Centros Novas Oportunidades vão fechar 2012-02-01
Reforma curricular motiva mais de 950 textos 2012-02-01
Professores criam movimento em defesa de EVT 2012-01-27
Provedor de Justiça preocupado com revisão curricular2012-01-25
CNE recomendou ao Governo que apostasse na Formação Cívica2012-01-25
Novas Oportunidades: profissionais admitem exigir compensações2012-01-25
Menos casos de violência escolar reportados às autoridades em 20112012-01-23
“Os adultos não são alunos em ponto grande” 2012-01-20
DGS dá orientações às escolas sobre procedimentos para medicar alunos2012-01-20
ONG propõe Educação Sexual como disciplina obrigatória 2012-01-20
Regime de trabalho pode implicar que crianças tenham que ficar sozinhas aos sábados2012-01-19
Excesso de chumbos ou de facilitismo? 2012-01-18
O EDUCARE.PT acredita na responsabilidade e civismo dos seus utilizadores.
Alguns comentários poderão ser sujeitos a um processo de verificação, pelo que só serão publicados após a respetiva validação. Reservamo-nos o direito de remover todos os comentários que não forem considerados pertinentes para a matéria em análise, bem como todos aqueles que não se encontrem devidamente identificados e/ou que apresentem linguagem imprópria. Não é permitida a difusão de produtos ou atividades considerados irrelevantes para a matéria em análise.
Lembramos ainda que todas as mensagens são da exclusiva responsabilidade dos participantes, especialmente no que diz respeito à veracidade dos dados e das informações transmitidas.
ARQUIVARIMPRIMIRENVIARSUGESTÃO
Publicidade
registo | newsletters
Termos e condições de acesso | Estatuto Editorial
Publicação diária | Nº registo do GMCS: 123727 | Diretor: Rui Almeida Pacheco
Propriedade: Porto Editora, Lda. | CRC PORTO e NIPC: 500 221 103 | Soc. por Quotas | Cap. Soc. EUR 1.400.000

Rua da Restauração, 365, 4099-023 Porto | Tel.: 22 608 83 26 | Fax: 22 608 83 27
E-mail: assistente@educare.pt
 

Atualidade | Opinião | Fóruns | Agenda | Legislacao | Outras Informações | EducareTV
RSS Twitter Facebook YouTube