 |
 |
| Alunos aumentam 25% no ensino profissional |
 |
| Lusa / EDUCARE| 2009-10-19 |
|
|
| O número de alunos a frequentar o ensino profissional em Portugal cresceu 25% nos últimos três anos, passando de 30 mil para 40 mil estudantes, revelou hoje um responsável da associação do sector. |
 |
"As escolas profissionais estiveram estagnadas durante muitos anos com 30 mil alunos, mas, neste últimos três anos, o número de estudantes subiu para 40 mil", disse o presidente da Associação Nacional de Escolas Profissionais (ANESPO), José Luís Presa.
O responsável falava à agência Lusa, em Évora, à margem de uma conferência, intitulada "O ensino profissional potenciador do empreendedorismo", integrada nas comemorações dos 20 anos do Ensino Profissional em Portugal.
A iniciativa, que reuniu professores, formadores e alunos, teve como objectivo debater diferentes olhares sobre a promoção da cultura empresarial e dos valores do empreendedorismo em contextos formativos.
"As escolas profissionais cresceram muito no início, depois estagnaram e, ultimamente, voltaram novamente a crescer. Mas o mais importante é o crescimento do número de alunos", frisou, adiantando que estas escolas "passaram de 30 mil para 40 mil alunos, nos últimos três anos".
Este crescimento, segundo José Luís Presa, deveu-se, em parte, ao Governo, que "definiu como meta colocar 50 por cento dos alunos do Ensino Secundário em percursos de formação profissional".
"O número de alunos deve continuar a aumentar porque os países mais desenvolvidos da Europa são aqueles que mais apostam na formação profissional", sustentou.
O responsável assegurou que "os 20 anos de experiência das escolas profissionais foram muito positivos" e considerou que "o facto de as escolas públicas terem vindo a importar o modelo de funcionamento das escolas profissionais é a prova dessa qualidade".
Sobre a temática da conferência de hoje, José Luís Presa destacou que as escolas profissionais "criam condições para que os alunos, ao sair dos percursos educativos, possam criar a sua própria empresa numa lógica de inovação e preocupação com o mercado".
Estas escolas "formam quadros intermédios para o tecido empresarial português e têm preocupações na mobilização dos jovens para o empreendedorismo", considerou.
A ANESPO reúne cerca de 200 escolas e pólos profissionais de todo o país. |
| |
| Notícias mais recentes |
|
|
 |
|
O EDUCARE.PT acredita na responsabilidade e civismo dos seus utilizadores. Alguns comentários poderão ser sujeitos a um processo de verificação, pelo que só serão publicados após a respectiva validação. Reservamo-nos o direito de remover todos os comentários que não forem considerados pertinentes para a matéria em análise, bem como todos aqueles que não se encontrem devidamente identificados e/ou que apresentem linguagem imprópria. Não é permitida a difusão de produtos ou actividades considerados irrelevantes para a matéria em análise. Lembramos ainda que todas as mensagens são da exclusiva responsabilidade dos participantes, especialmente no que diz respeito à veracidade dos dados e das informações transmitidas.
|
|
|
 |
|
|
|
|
|
|
|
| Publicidade |
|
 |